CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Lua de Sangue: Professor da UTFPR registra primeiro eclipse total de 2025
Foto: Muriel Godoi

Lua de Sangue: Professor da UTFPR registra primeiro eclipse total de 2025

O eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, com a Lua passando pela sombra da Terra. Este alinhamento específico faz...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Publicidade
Imagem referente a Lua de Sangue: Professor da UTFPR registra primeiro eclipse total de 2025
Foto: Muriel Godoi

Na madrugada de sexta-feira, 14 de maio de 2025, ocorreu o primeiro eclipse total da Lua do ano, um fenômeno astronômico raro e de grande beleza. Este evento foi registrado por Muriel Godoi, professor de Engenharia da Computação da UTFPR campus de Apucarana, e entusiasta da astrofotografia.

O eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, com a Lua passando pela sombra da Terra. Este alinhamento específico faz com que a Lua fique temporariamente oculta, criando um espetáculo noturno de grande impacto visual.

Godoi, que acompanhou o evento de sua residência, fez registros do fenômeno por meio de uma câmera DSLR acoplada a um telescópio. “São 12 fotos fazendo uma sequência: a lua cheia antes do eclipse, alguns registros do aumento da fase umbral, até as últimas fotos com o eclipse total”, explicou o professor ao TNOnline.

O eclipse começou por volta das 2h06 no horário de Brasília, atingindo o momento total às 3h58. Nesse instante, a sombra da Terra cobriu completamente a Lua, que ficou avermelhada devido à ausência de luz solar direta. Este fenômeno, conhecido como “lua de sangue”, não ocorria desde 2022, segundo a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa).

As informações são do Portal TNOnline; Veja a sequência completa: Clique Aqui.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN