CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Pacientes de Cascavel aguardam aparelhos auditivos: MPPR ajuíza ação para acelerar processo
USP Imagens

Pacientes de Cascavel aguardam aparelhos auditivos: MPPR ajuíza ação para acelerar processo

As investigações da Promotoria de Justiça começaram após o recebimento de uma representação que relatava demora excessiva na entrega, manutenção e substituição dos aparelhos auditivos pela...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Publicidade
Imagem referente a Pacientes de Cascavel aguardam aparelhos auditivos: MPPR ajuíza ação para acelerar processo
USP Imagens

O Ministério Público do Paraná (MPPR) ajuizou uma ação civil pública contra o Estado do Paraná na terça-feira, 11 de março, com o objetivo de garantir o fornecimento de aparelhos auditivos a pacientes dos municípios de Cascavel, Lindoeste e Santa Tereza do Oeste. A ação, proposta pela 9ª Promotoria de Justiça de Cascavel, se originou de investigações que identificaram falhas na disponibilização desses equipamentos pela rede pública de saúde. Atualmente, 402 pessoas aguardam a entrega dos aparelhos.

As investigações da Promotoria de Justiça começaram após o recebimento de uma representação que relatava demora excessiva na entrega, manutenção e substituição dos aparelhos auditivos pela rede de clínicas conveniadas ao poder público. Esses dispositivos são essenciais para a reabilitação de pacientes com deficiência auditiva que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ação, a Promotoria de Justiça ressalta que a falta de um protocolo claro e específico para o fornecimento dos Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI), combinada com a ausência de um controle adequado da fila de espera, agrava o problema e afeta negativamente a saúde auditiva dos pacientes. A Promotoria também argumenta que a 10ª Regional de Saúde não tem exercido de maneira eficaz o controle e a fiscalização da execução do programa, comprometendo a qualidade do atendimento e os direitos dos usuários.

O MPPR solicita que o fornecimento dos aparelhos seja garantido mediante a apresentação de receita médica, tanto para as 402 pessoas já identificadas na ação civil pública quanto para todos os demais pacientes que necessitem do dispositivo e aguardam atendimento.

Veja Mais

COMENTÁRIOS

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN