CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Secretária de Educação é malhada igual “Judas” na Câmara e vereador propõe Big Brother nas escolas

Secretária de Educação é malhada igual “Judas” na Câmara e vereador propõe Big Brother nas escolas

A Secretária de Educação Márcia Baldini, foi malhada igual "Judas", mas desta vez no fim da tarde e não ao meio dia como é feito em tradições cristãs...

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade

O Vereador Fão do Bolsonaro (PL) ergueu a voz na plenária da Câmara de Vereadores de Cascavel na tarde desta terça-feira (11) e assustou os presentes e quem estava acompanhando as discussões.

Fão começou seu discurso convidando o público para o “Show da Democracia” que será realizado no próximo domingo, dia 16, na Praça da Bíblia, em frente à Prefeitura de Cascavel e deve reunir os “Cidadãos de Bem” citados por ele.

“Então, passei aqui para convidar o povo cascavelense, o cidadão de bem. No próximo dia 16, domingo, às 16 horas, na Praça da Bíblia de Cascavel. Venham, vocês são nossos convidados para o show da democracia. Pode trazer sua cadeira, sua família, fique bem tranquilo, que é só gente boa e cidadão de bem ali. Vocês são nossos convidados”.

Na sequência, o vereador não mediu as palavras e se exaltou ao questionar, ou “malhar” por assim dizer, a Secretária de Educação do município Márcia Baldini.

“Nós estamos aqui eleitos pelo povo, não puxamos saco de ninguém para estar aqui, estamos aqui exercendo nossa função de legislar e fiscalizar o executivo. E o executivo não pode se doer quando nós fazemos um apontamento para melhorar a situação” questionou o Vereador.

Dando sequência, ele questionou uma resposta de um requerimento que foi encaminhado para a Secretaria de Educação e respondido para a Secretaria de Casa Civil em nome da Gerente da Divisão de Planejamento, Gestão e Finanças, Maira Miranda, com uma data de 2024, quando ele não era vereador.

O Vereador Xavier (Republicanos) interferiu na fala do vereador Fão e rapidamente explicou que os requerimentos são encaminhados pela Câmara para a Casa Civil e na sequência repassados para as secretarias que por sua vez respondem para a Casa Civil e explicou que não houve erros, apenas estava errado o ano no documento recebido por Fão.

“Todos os requerimentos, vereador, ele segue um fluxo. Ele sai da Câmara de Vereadores, ele vai para a Casa Civil, e a Casa Civil distribui esse requerimento para a Secretaria. A Secretaria, ela responde à Casa Civil, e a Casa Civil reencaminha esse requerimento para a Casa. A Maira Miranda, ela é secretária da Casa Civil. Então, este requerimento, ele foi respondido para a Casa Civil e copiado ao senhor com a resposta. Então, não há erro nenhum”.

Dando continuidade aos questionamentos para a secretária, Fão não deu muita razão e nem se desculpou pelo erro e continuou a questionar a resposta enviada a respeito da falta de ar-condicionado nas escolas e CMEis do município.

“Nada contra a Secretária Márcia, mas ela tem que entender que se ela não trabalhar em parceria com o legislativo, ela vai ter problema. Eu duvido que é só esses colégios que falta ar-condicionado, duvido” se exaltou o vereador.

Em continuidade com a fala o vereador disse que pretende “pegar” R$100 mil de emendas parlamentares de cada vereador para colocar ar-condicionado em todas as escolas do município de Cascavel.

“Ela tem que entender que o meu projeto, a minha ideia aqui, é pegar 100 mil da emenda de cada vereador aqui, para a gente conseguir colocar ar-condicionado em todas as salas de aula do município de Cascavel. Eu quero trabalhar, secretária Márcia Baldini, em parceria com a senhora, eu não sou contra a senhora. E eu duvido que vai ter um vereador aqui que vai se negar, vereador Everton, Rondinelli, Sadi, a destinar 100 mil das suas emendas para colocar ar-condicionado na sala de aula do município”.

Dando continuidade as discussões, o Vereador Everton Guimarães (PMB), falou que também apresentou problemas em pedidos de requerimentos.

“Eu me somo a você nessa fala, eu também tive um problema, identifiquei o problema, nós somos cobrados, eu fui vereador para dar uma resposta, nós aqui todos, os 21, somos uma resposta para a população de Cascavel. E aí eu fiz uma cobrança de um CMEI, e ontem meu celular quase fritou das pessoas falando ó, a Márcia Baldini mandou você destinar toda a sua emenda se você quer que a obra seja feita, para que daí ela vai ser feita. Não, quem tem que executar é ela, ela é a secretária, ela que tem que gerir, não eu. Eu sou vereador para apontar as falhas, eu sou vereador para fiscalizar. E ela tem que entender que nós não queremos dividir, nós queremos somar”.

O Vereador Sadi Kisiel (Republicanos) contribuiu com a fala e já informou que colocar ar-condicionado em todas as escolas é quase que uma utopia.

“Já vou lhe dizer, vai ser muito difícil nós conseguirmos essa proeza, porque, além das escolas, há CMEIS, há também outros ambientes, postos de saúde, e as nossas emendas são pequenas. O que a gente vê, e tive, assim, por parte de diretores, dizendo que a nossa secretária Marcia Baldini está dizendo a todos os CMEIS que procurem os vereadores para fazer o uso das suas emendas destinando para CMEIS, recursos para CMEIS. Aí eu digo, a educação que tem 512 mil milhões e não consegue atender, nós que temos apenas 600 mil, como é que vamos fazer essa ginástica para atender CMEIS, escolas, postos de saúde?” questionou Sadi.

Em continuidade da fala, o Vereador Cidão (Podemos) informou que pediu um relatório sobre quais escolas e unidades de saúde não tem o sistema de segurança e o ar-condicionado para a Secretaria de Saúde e para a Secretaria de Educação.

Com uma ideia utópica e sem entendimento sobre o Estatuto da Criança e do adolescente, ou da Lei Geral de Proteção de Dados, o Vereador Fão do Bolsonaro continuou seu discurso acalorado falando que quer criar um projeto de lei para instalar câmeras de segurança nas salas de aula para que os pais possam ter acesso em tempo real aos filhos de onde estiverem.

“Estamos desenvolvendo também, vereador Cidão, um projeto de lei para o pai e para a mãe, para o professor de Cascavel ter mais segurança, um projeto de lei esse que vai colocar câmeras dentro da sala de aula, não só com imagens, e também com áudio. Por um dia o Leandro está lá no seu serviço, dentro da empresa dele, lá no Mato Grosso, trabalhando, e ele quer saber como é que está o seu filho, ele vai entrar no aplicativo da Prefeitura e vai ter acesso e saber que a filha dele está tranquila e segura. Um projeto de lei esse que vai garantir mais segurança, para os nossos professores, que ensinam o futuro da nossa nação”.

Após o discurso sobre o Big Brother nas escolas, Fão ainda tentou se aproximar e se pôs a disposição da Secretária Marcia Baldini, dos secretários e do Prefeito Renato Silva, para que possam construir uma parceria, mas depois disso finalizou de forma irônica.

“Eu estou achando que a Márcia é parente do Alexandre de Moraes” disse Fão.

O Vereador João Diego (Republicanos) falou que os vereadores precisam se colocar na posição de cobrança, de fiscalização, tem que se colocar à disposição para somar com o Executivo e todos os vereadores estão na Câmara para isso.

“Não posso também negar que a secretária ela fez um belo trabalho na última administração. Ela pode não ter muito esse traquejo político, mas ela é muito técnica. Então, quando ela assumiu, mais de 90 escolas tinham pedido de interdição em Cascavel, e muita coisa foi feita. A gente reconhece isso. E muita coisa ainda está por se fazer” disse João Diego.

João Diego defendeu a competência e a boa nota do IDEB em Cascavel e demonstrou respeito a secretária e aos servidores. Em continuidade a esse pensamento, o vereador Xavier, do Republicanos, líder do governo, defendeu novamente que não houve erro nas informações encaminhadas para o vereador Fão do Bolsonaro e ainda recomendou que o vereador estude a respeito do fluxo de informações para evitar passar vergonha na plenária.

“Fão, espero que o senhor tenha entendido que não houve erro. E é ideal, eu recomendo que o senhor estude a respeito do fluxo para que as coisas fiquem bem claras, para o senhor não vir aqui usar a tribuna e às vezes passar vergonha. Então, esse é o fluxo. Câmara de vereadores, Casa Civil, Casa Civil despacha para a Secretaria e a Secretaria despacha para a Casa Civil que encaminha para cá. Não há erro. Maira é uma secretária que está lá para ser atendida todos os dias ali” disse o Vereador Xavier.

Fão por sua vez, pediu a parte e ressaltou que quer transformar Cascavel na melhor cidade do Brasil e disse que tem a melhor das intenções.

“Eu estou muito bem intencionado e, repito, querendo transformar Cascavel na melhor cidade do Brasil para se morar e investir. Se eu faço um requerimento e ele não é respondido, eu cheguei aqui fazem dois meses com as melhores intenções possíveis. Se qualquer outro secretário tiver bem intencionado, ele viu, eles viram que nós não pedimos nada demais para prejudicar ninguém. Eu só tenho um pedido. Eu quero colocar ar-condicionado em todas as salas do município de Cascavel nesses meus quatro anos de mandato” finalizou.

Após mais alguns minutos de discussões acaloradas, o Vereador Xavier tocou mais uma vez no assunto das câmeras nas escolas e sobre como seria necessário fazer uma mudança nas leis para que fosse permitido o monitoramento por câmeras nas escolas.

“Primeira coisa que vai ter que ser resolvida aqui, nós vamos ter que mudar a Constituição, ter que mudar a lei orgânica do município, porque como é que um vereador vai instalar câmeras dentro das salas? Como é que um vereador vai fazer um projeto de instalar câmeras dentro da sala? Então, assim, nós precisamos entender competência e saber até onde que a gente vai com as nossas competências, para a gente não passar vergonha” disse.

Os vereadores continuaram as discussões trocando farpas e a sessão foi encerrada sem mais problemas, mas a Secretária Márcia Baldini, foi malhada igual “Judas”, mas desta vez no fim da tarde e não ao meio dia como é feito em tradições cristãs.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
AVISO
agora
Plantão CGN