CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a GAECO desmantela esquema de propina envolvendo PMs na Região Oeste
Imagem ilustrativa

GAECO desmantela esquema de propina envolvendo PMs na Região Oeste

Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, e Joinville, Santa Catarina....

Publicado em

Por Fábio Wronski

Publicidade
Imagem referente a GAECO desmantela esquema de propina envolvendo PMs na Região Oeste
Imagem ilustrativa

Na manhã desta quinta-feira (06), uma operação coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da Corregedoria-Geral da Polícia Militar do Paraná, resultou no cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, e Joinville, Santa Catarina.

Segundo informações do GAECO, os endereços alvos da operação estão vinculados a 9 policiais militares da ativa, 4 particulares, incluindo um policial militar exonerado, e na sede do Destacamento da Polícia Militar em Santa Terezinha de Itaipu. Além disso, foram cumpridos 8 mandados de afastamento da função pública e 13 mandados de busca pessoal.

A investigação, iniciada em outubro de 2023, apura a prática de exigência de valores ilícitos por parte dos policiais militares investigados. Os compristas de mercadorias estrangeiras, abordados na BR-277, eram coagidos a pagar propina, especialmente via PIX, para evitar a apreensão de mercadorias e veículos. Os valores eram depositados em contas de pessoas ligadas à organização criminosa, que posteriormente transferiam os montantes a contas de familiares dos policias militares envolvidos.

A primeira fase da operação foi deflagrada em 11 de dezembro de 2023, com a investigação de 2 policiais militares e 3 particulares. A ação permitiu a oitiva de mais de 100 vítimas e a identificação de outros policiais militares e particulares envolvidos no esquema.

As ordens judiciais foram deferidas pelo Juízo da Vara da Auditoria da Justiça Militar Estadual do Paraná e executadas nas residências dos investigados. A ação visou o recolhimento de aparelhos celulares, documentos, computadores, valores em espécie e objetos ilícitos, com o objetivo de auxiliar na apuração das investigações.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN