CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Barreiras é palco de tradicional festa de carnaval no interior baiano

Barreiras é palco de tradicional festa de carnaval no interior baiano

Um dos maiores e mais tradicionais carnavais do interior da Bahia acontece em Barreiras. A cidade recebe cerca de 300 mil foliões do Oeste Baiano, Piauí,......

Publicado em

Por CGN

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a Barreiras é palco de tradicional festa de carnaval no interior baiano

Um dos maiores e mais tradicionais carnavais do interior da Bahia acontece em Barreiras. A cidade recebe cerca de 300 mil foliões do Oeste Baiano, Piauí, Tocantins, Goiás e Brasília, que se divertem em três circuitos. 

O mais agitado é o Aguinaldo Pereira, montado na BR-242. Por uma extensão de dois quilômetros, passam os trios elétricos com atrações nacionais, que promovem uma verdadeira maratona de axé, pagode, arrocha e outros ritmos.

Já o Circuito Zé de Hermes, no Centro Histórico da cidade, resgata a essência dos antigos carnavais. Blocos tradicionais, bailes de salão, apresentações de fanfarras, orquestras e grupos de percussão garantem um ambiente familiar. Marchinhas e clássicos do samba embalam os foliões em uma experiência nostálgica e animada.

O Bloco da Rola é um dos mais tradicionais e completa 55 anos. Segundo a diretora, Carla Macedo, o bloco arrasta uma multidão formada por gente de diferentes gerações.

“É um bloco que possui uma música própria, né? Uma música que é cantada pelos foliões, com muita alegria. ‘Olha a rola, olha a rola, olha a rola, fogo pagou’. E essa música explica o nome do bloco, né? Que faz referência a um pássaro e também que faz referência à liberdade, ao respeito às diferenças. Então, o bloco tem toda essa ideia de democracia. É um bloco lindo (…) O bloco diz não a todo tipo de preconceito, então é essa mensagem que o bloco leva. A mensagem da alegria, a mensagem do não preconceito, a mensagem da folia com respeito às diferenças”.

O secretário de cultura de Barreiras, Virgulino de Lima Pinto, diz que o carnaval está ligado à própria história da cidade.

“Barreiras tem 133 anos e o nosso carnaval é um carnaval centenário. Desde a época dos clubes, dos carros alegóricos, que faziam uma disputa. Era muito acirrada a disputa para saber qual era o carro melhor, mais bonito, qual era o clube que fazia a festa mais bonita. Então, assim, o carnaval realmente é um carnaval centenário”.

Atualmente, além de movimentar o turismo, a festa aquece a economia local, impulsionando setores como comércio, hotelaria e gastronomia. A grande novidade deste ano é o Circuito Rio de Ondas, que acontece durante o dia no balneário Três Bocas. Com um palco montado às margens do rio, o espaço oferece uma alternativa para quem deseja curtir o carnaval em meio à natureza, em um dos cenários mais belos do Oeste Baiano.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN