CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Morre presidenta do Conselho Nacional dos Trabalhadores Domésticos

Publicado em

Relacionadas:

Imagem referente a Morre presidenta do Conselho Nacional dos Trabalhadores Domésticos
Foto: Reprodução/CGN

Por CGN

“A sua trajetória pelas trabalhadoras domésticas, mulheres e população negra é um grande exemplo para continuarmos trilhando este caminho que ela fez tão bem, defendendo com unhas e dentes os direitos da categoria das trabalhadoras domésticas. Ela sempre estava nas lutas e debates. Portanto, Luiza Batista, hoje e sempre, presente!”, afirmou a presidenta de honra da Fenatrad”, Creuza Oliveira.

Creuza Oliveira lembrou que Luiza Batista iniciou a trajetória no movimento sindical das trabalhadoras domésticas em 2006, tornando-se, em pouco tempo, uma das maiores lideranças da categoria da história do país.

Biografia

Nascida em 1956 em São Lourenço da Mata (PE), Luiza Batista Pereira era a oitava e última filha de trabalhadores rurais. O pai trabalhava no corte de cana-de-açúcar. Aos 8 anos, a família mudou-se para Recife. Um ano mais tarde, aos 9 anos, foi levada por uma amiga da mãe para cuidar de uma criança de 5 anos. Segundo Luiza, ela não recebia salário, apenas comida, roupa e cestas básicas para a família.

Nos anos 1980, atuou na luta por moradia, no movimento que deu origem ao bairro do Passarinho, nos limites do Recife, Olinda e Paulista. No bairro, onde morou até perto do fim da vida, ajudou a fundar o Espaço Mulher, com a líder feminista Edicléa Santos.

 

Fonte: Agência Brasil

Veja também

Notícias Mais Acessadas Agora

Notícias Mais Lidas