
Hoje é Dia destaca os direitos da mulher e os cuidados com a audição
Saúde O Dia Internacional do Cuidado Auditivo é celebrado no dia 3 de março. O tipo de perda auditiva mais comum é a decorrente do envelhecimento natural.......

Publicado em
Por CGN
Mais acessadas agora

Confira a série especial da Radioagência Nacional:
Dia Internacional das Mulheres: a evolução feminina na educação
Dia Internacional das Mulheres: a evolução feminina no trabalho
Dia Internacional das Mulheres: em busca da independência financeira
Dia Internacional das Mulheres: o espaço das atletas no esporte
Dia Internacional das Mulheres: o enfrentamento à violência de gênero
Saúde
O Dia Internacional do Cuidado Auditivo é celebrado no dia 3 de março. O tipo de perda auditiva mais comum é a decorrente do envelhecimento natural. Mas adolescentes e jovens também correm risco, principalmente por causa do uso de equipamentos de som, como fones de ouvido, em volumes excessivos, o que pode gerar perda auditiva irreversível. O tema foi abordado pela Rádio Nacional nesta reportagem de 2021, e pela Agência Brasil, em 2024. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 2,5 bilhões de pessoas vão ter perda de audição até 2050, sendo que 60% dessas são evitáveis, como mostra essa reportagem de 2023 do Repórter Brasil, da TV Brasil.
Meio ambiente
O Dia Mundial da Vida Selvagem é celebrado em 3 de março. A efeméride, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013, conscientiza para a preservação da fauna e da flora do planeta. Esta edição do História Hoje, veiculada em 2022 pela Rádio Nacional, aborda a criação da data, escolhida em alusão à assinatura da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens, em 1973. A Agência Brasil, em 2024, trouxe o dado alarmante de que a vida selvagem diminuiu 73% em 50 anos, segundo relatório da ONG World Wide Found for Nature (WWF). O tema também foi abordado no Repórter Brasil, da TV Brasil.
Agência Brasil. Outra preocupação é o uso excessivo e desnecessário de armas de fogo pelas forças de segurança, que recentemente levou o Ministério da Justiça a editar norma disciplinando o uso da força letal por policiais no Brasil. O fato ganhou destaque nesta outra reportagem da Agência Brasil, também publicada no ano passado.
Música
Agora é o momento de falarmos sobre cultura. Este ano comemoramos o centenário da paulista Ignez Magdalena Aranha de Lima, a Inezita Barroso, que nasceu no dia 4 de março de 1925, em São Paulo. Multitalentosa, Inezita foi cantora, atriz, instrumentista, folclorista, professora, apresentadora de rádio e televisão. Ela passou a infância cercada por influências musicais diversas, mas foi na fazenda da família, no interior paulista, que desenvolveu seu amor pela música caipira. Percorreu então o interior do país resgatando histórias e canções. Sua dedicação e talento lhe renderam o título de “Dama da Música Caipira”, e a tornou uma das cantoras mais premiadas do Brasil, sendo detentora de mais de 200 prêmios. A TV Brasil, que durante muitos anos exibiu o programa Viola Minha Viola, apresentado por Inezita, homenageou a musa em seu aniversário de 90 anos, nesta edição do Repórter Brasil Tarde de 2015. A artista também recebeu um tributo nesta edição especial do Mulheres Brasileiras, veiculada em 2015, e nesta do Acervo Origens de 2023, ambos programas da Rádio Nacional.
Também no dia 4 de março, há 15 anos, o Brasil perdia o compositor, cantor e pianista fluminense Alfredo José da Silva, o Johnny Alf. Ele foi considerado um precursor da Bossa Nova, e suas obras influenciaram toda uma geração de músicos. Tom Jobim o considerava um gênio e o admirava tanto que o apelidou de Genialf. O História Hoje, da Rádio Nacional, abordou a vida e as obras do virtuose nesta edição de 2017. A emissora também prestou tributo aos 90 anos de Johnny Alf em 2019, nesta edição do programa Baú Musical, e trouxe um especial com sua obras em 2020, no Rádio Batuta.
Pulando agora para os destaques da música internacional, no dia 2 de março de 1950 nasceu a cantora e baterista estadunidense Karen Anne Carpenter, que completaria 75 anos se estivesse viva. Infelizmente ela morreu de forma precoce, aos 32 anos. Mas obteve sucesso internacional e vendeu milhões de discos entre o fim dos anos de 1960 e ao longo da década de 1970, época em que formou, junto a seu irmão Richard Carpenter, a dupla The Carpenters. Eles são conhecidos por baladas românticas como “Close to you” e “For All We Know”. O programa Momento Três, da Rádio Nacional, dedicou uma edição a Karen Carpenter em 2018, que pode ser conferida aqui.
Seu navegador não suporta o elemento de áudio.
Seu navegador não suporta o elemento de áudio.
Início das comemorações do Open Data Day (data móvel) – comemoração anual que visa mostrar os benefícios dos dados abertos e incentivar a sua adoção em governos, em empresas e na sociedade civil
3
Nascimento do flautista, saxofonista, clarinetista e compositor paulista Nicolino Copia, o Copinha (115 anos) – no início dos anos 1960, trabalhou na Rádio Nacional carioca, na TV Rio e na TV Globo
Estreia da Ópera “Carmen”, do compositor francês Georges Bizet, no Opéra-Comique de Paris (150 anos)
Descoberta do “Treponema pallidum”, agente causador da sífilis
Dia Internacional do Cuidado Auditivo
Dia Mundial da Vida Selvagem – data instituída pela ONU
4
Terça-feira de Carnaval
Morte do compositor, cantor e pianista fluminense Alfredo José da Silva, o Johnny Alf (15 anos)
Nascimento da cantora, atriz, instrumentista, bibliotecária, folclorista, professora, apresentadora de rádio e televisão paulista Ignez Magdalena Aranha de Lima, a Inezita Barroso (100 anos)
Lançamento do Programa “Época de Ouro”, na Rádio Nacional (20 anos) – dedicado ao chorinho
5
Dia Internacional de Sensibilização para o Desarmamento e a Não-Proliferação
6
Nascimento do médico e compositor mineiro Joubert de Carvalho (125 anos)
7
Dia do Paleontólogo – fundação da Sociedade Brasileira de Paleontologia
Nascimento do compositor e pianista francês Joseph Maurice Ravel (150 anos)
Nascimento do flautista fluminense Oscar de Miranda Feital (155 anos)
8
Dia Internacional da Mulher
Morte da cantora, atriz, instrumentista, bibliotecária, folclorista, professora, apresentadora de rádio e televisão paulista Ignez Magdalena Aranha de Lima, a Inezita Barroso (10 anos)
Morte do físico paranaense Cesare Mansueto Giulio Lattes, o César Lattes (20 anos) – codescobridor do “méson pi”, descoberta que levou o Prêmio Nobel de Física de 1950, concedido a Cecil Frank Powell; em sua homenagem, foi dado seu nome à Plataforma Lattes, uma base de dados virtual que hospeda os currículos de todos os pesquisadores com atividade no Brasil
*As datas são selecionadas pela equipe de pesquisadores do Projeto Efemérides, da Gerência de Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que traz temas relacionados à cultura, história, ciência e personalidades, sempre ressaltando marcos nacionais e regionais. A Gerência de Acervo também atende aos pedidos de pesquisa do público externo. Basta enviar um e-mail para [email protected].
Fonte: Agência Brasil
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou