CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Juros: DIs longos sobem por receio de que governo afrouxe política fiscal

A taxa de depósito interfinanceiro (DI) para janeiro de 2026 caiu a 14,585%, de 14,634% no ajuste anterior, e o DI para janeiro de 2027 cedeu...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A leve alta nos juros futuros longos reflete o receio do mercado de que o governo federal afrouxe a política fiscal para conter a queda de popularidade, apontada nesta terça-feira em pesquisa do CNT. Já as taxas mais curtas conseguiram seguir o movimento da curva dos Treasuries e cederam, embora com certa resistência porque os núcleos do IPCA-15 seguiram em nível preocupante. O leilão do Tesouro, que teve lote e risco menor, foi um fator positivo.

A taxa de depósito interfinanceiro (DI) para janeiro de 2026 caiu a 14,585%, de 14,634% no ajuste anterior, e o DI para janeiro de 2027 cedeu para 14,47%, de 14,51%. Já a taxa para janeiro de 2029 subiu para 14,41%, de 14,36% no ajuste de ontem.

A reprovação ao governo atingiu a pior marca desde janeiro de 2023 segundo pesquisa de avaliação de governo CNT. A soma das avaliações “péssimo” e “ruim” é de 44%, tendo crescido 13 pontos porcentuais desde a rodada anterior do levantamento, em novembro de 2024.

“Nova pesquisa confirmou o que outras já estavam apontando: a popularidade de Lula recuando, e com isso há preocupação de como o governo vai reagir – se vai gastar mais, injetar mais dinheiro na economia para tentar estancar essa queda na popularidade, ou se vai buscar um controle fiscal. Mas risco é para expansão fiscal”, comenta o estrategista-chefe e sócio da EPS Investimentos, Luciano Rostagno.

Nesta tarde o presidente Lula se reuniu com ministros para discutir a inflação de alimentos, mas a proposta para taxar exportações teve ampla rejeição interna, mostrou o Broadcast Agro.

Ontem o mercado de juros se estressou com a Medida Provisória (MP) que autoriza que trabalhadores demitidos e que optaram pela modalidade do saque-aniversário do FGTS possam sacar o saldo bloqueado do fundo, e também com a possibilidade de que o Caged aponte criação de mais 100 mil vagas de trabalho em janeiro – ambos vistos como potencial inflacionário. Como mostrou o Broadcast, a injeção de recursos na economia com a MP deve ser de cerca de R$ 12 bilhões. E o Ministério do Trabalho divulga o Caged amanhã, às 10h30.

Rostagno destaca que ainda é cedo para o mercado começar a precificar uma eventual derrota de Lula nas eleições de 2026. “Antes disso, Lula vai lutar bastante. Acho que mercado pode até ver um movimento pontual com apostas, mas tende a prevalecer uma preocupação com o fiscal”, avalia.

Destaque da agenda, o IPCA-15 acelerou de 0,11% em janeiro para 1,23% em fevereiro, abaixo da mediana do Projeções Broadcast, de alta de 1,37%. Ainda assim, o qualitativo do dado reforça preocupação. “Os núcleos e os serviços subjacentes surpreenderam um pouco para cima, então a abertura da inflação veio pior”, explica Damico.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN