CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Corbélia adota programa de leitura para incentivar hábito entre alunos

Corbélia adota programa de leitura para incentivar hábito entre alunos

A ação será realizada semanalmente, sempre às terças-feiras, no início das aulas, com duração de 15 a 30 minutos em todas as unidades escolares do município....

Publicado em

Por Redação CGN

Publicidade
Imagem referente a Corbélia adota programa de leitura para incentivar hábito entre alunos

A Prefeitura de Corbélia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou o plano de ação “Shhh! A Educação de Corbélia está lendo!”. A iniciativa visa promover o hábito da leitura entre crianças da Educação Infantil, alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, estudantes da Educação Especial e participantes do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Programa de Recomposição das Aprendizagens (Reforço). O objetivo é desenvolver o prazer pela leitura, ampliar o vocabulário, incentivar a imaginação e contribuir para o enriquecimento cultural, além de fortalecer o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA).

A ação será realizada semanalmente, sempre às terças-feiras, no início das aulas, com duração de 15 a 30 minutos em todas as unidades escolares do município. A leitura será obrigatória para professores e alunos, mas contará com a participação aberta de toda a comunidade escolar.

As atividades de leitura serão adaptadas para cada faixa etária. Professores da Educação Infantil poderão explorar diferentes formas de contação de histórias, como contos e fábulas, e leituras em voz alta, com entonação expressiva, sempre mostrando as ilustrações e incentivando as crianças a participarem com perguntas e comentários.

Para os alunos do Ensino Fundamental, além da leitura coletiva conduzida pelos professores, os estudantes mais avançados poderão ser convidados a atuar como “leitores da semana”, escolhendo um livro para ler aos colegas. Também serão incentivadas atividades como leitura silenciosa e leitura em capítulos, conforme o gênero textual e a organização proposta pelo professor.

Para criar um clima propício à leitura, as salas terão espaços dedicados a esse objetivo, como o “Cantinho da Leitura”, com almofadas e tapetes para o conforto dos alunos. Além disso, os professores poderão utilizar música suave para ambientar o momento de leitura, proporcionando mais acolhimento e concentração.

Após cada leitura, serão realizadas interações com rodas de conversa, em que os alunos compartilharão suas impressões sobre a história, personagens e momentos favoritos. As crianças menores poderão expressar suas percepções com desenhos.

Cada turma terá um “Diário de Leitura”, no qual os professores registrarão o progresso, as reações e os destaques de participação dos alunos. Esse acompanhamento permitirá avaliar o desenvolvimento da oralidade, fluência e compreensão leitora desses alunos ao longo do tempo.

A secretária municipal de educação, Adriana Chimello Piazza, comentou a importância do projeto: “Queremos que a leitura faça parte da rotina e da formação cultural de nossos alunos. Essa iniciativa é mais do que um momento semanal; é um estímulo contínuo ao aprendizado e à criatividade” finalizou.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN