CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Sicoob cobra “taxas escondidas” e Justiça manda devolver valores
Imagem Ilustrativa

Sicoob cobra “taxas escondidas” e Justiça manda devolver valores

O caso começou quando a empresa percebeu valores descontados automaticamente de sua conta e decidiu questionar as cobranças. No processo, foram levantadas várias questões, como juros...

Publicado em

Por Redação CGN

Publicidade
Imagem referente a Sicoob cobra “taxas escondidas” e Justiça manda devolver valores
Imagem Ilustrativa

Uma empresa de Cascavel ganhou na Justiça o direito de receber de volta algumas tarifas bancárias que, segundo a justiça, foram cobradas de forma indevida pelo Sicoob Credicapital. A decisão foi tomada pela 1ª Vara Cível da cidade, que analisou as cobranças feitas na conta da empresa e determinou que o banco devolva o dinheiro.

O caso começou quando a empresa percebeu valores descontados automaticamente de sua conta e decidiu questionar as cobranças. No processo, foram levantadas várias questões, como juros considerados abusivos e tarifas cobradas sem aviso prévio. O banco, por sua vez, alegou que todas as taxas estavam previstas nos contratos assinados.

Depois de analisar os documentos, o juiz decidiu que a maioria das tarifas eram legais, mas identificou três cobranças sem justificativa clara: “tarifa saldo devedor”, “Tarifa de Empréstimos” e “Débito Tarifa TD”. Como essas taxas não estavam explicitamente previstas no contrato, o Sicoob foi condenado a devolver os valores cobrados.

A restituição será corrigida pelo IPCA (índice oficial de inflação) e terá acréscimo da taxa SELIC até o pagamento final. No entanto, como a maior parte das cobranças foi considerada válida, a empresa ainda terá que arcar com as custas do processo e pagar os honorários dos advogados do banco.

A decisão foi assinada pelo juiz Luciano Lara Zequinão e cabe recurso, podendo ser reformada pelo Tribunal de Justiça do Paraná.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN