CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Governo de SP autoriza estudo para ampliação da Linha 6-Laranja do Metrô

O projeto de ampliação prevê sete novos quilômetros de linha e seis novas estações, sendo quatro delas na região centro-leste e duas ao noroeste da capital....

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O Governo do Estado de São Paulo autorizou nesta segunda-feira, 10, a elaboração de estudos para a ampliação da Linha 6-Laranja do Metrô, como vinha prometendo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A escavação do túnel para o trecho já contratado da linha foi finalizada na última semana e a operação deve começar, de maneira parcial, em outubro de 2026.

O projeto de ampliação prevê sete novos quilômetros de linha e seis novas estações, sendo quatro delas na região centro-leste e duas ao noroeste da capital. Não há prazo para a conclusão dos estudo, nem para um possível início da obra de ampliação.

Hoje, a Linha 6-Laranja já tem 15,3 km de extensão e 15 estações, do noroeste ao centro da cidade, que estão sendo construídas.

Em evento da última terça-feira, 4, Tarcísio disse que o objetivo é aproveitar a mesma tuneladora que escavou até a estação São Joaquim, no centro da cidade, para chegar às futuras estações Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos/Parque da Mooca, na região centro-leste.

Já na direção noroeste, o plano é construir mais duas estações: Morro Grande e Velha Campinas. Elas devem ser construídas em método de escavação NATM (sigla para Novo Método Austríaco para Abertura de Túneis), que utiliza concreto projetado como suporte e dispensa o uso do tatuzão.

Se o projeto de ampliação for concretizado, a Linha 6-Laranja passará a ter ligação com a Linha 10-Turquesa, que vai do centro ao ABC paulista, na estação São Carlos.

“A concessionária Linha Universidade será responsável pelos estudos de viabilidade e pela obtenção das licenças para as obras. Após essa fase, o Governo do Estado avaliará a inclusão da expansão no contrato de concessão como investimento adicional”, disse a gestão Tarcísio de Freitas.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN