CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Verão Maior: torneio de Beach Flag em Matinhos registra recorde de participantes
Torneio de Beach Flag em Matinhos registra recorde de participantesFoto: Alinne Batista/SEES

Verão Maior: torneio de Beach Flag em Matinhos registra recorde de participantes

O flag football é uma adaptação sem contato do futebol americano. Ao invés do defensor derrubar o jogador para acabar com a jogada, ele tenta tirar......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Verão Maior: torneio de Beach Flag em Matinhos registra recorde de participantes
Torneio de Beach Flag em Matinhos registra recorde de participantesFoto: Alinne Batista/SEES

Com número recorde de participantes e a presença de atletas da seleção brasileira, o 4º Torneio de Beach Flag agitou as areias de Matinhos, no Litoral do Paraná, no sábado (25) e domingo (26). O evento, que foi organizado pela Federação Paranaense de Futebol Americano (FPFA) e faz parte do Verão Maior Paraná, atraiu competidores de diferentes idades e níveis técnicos à arena montada nas areias do Balneário Riviera.

O flag football é uma adaptação sem contato do futebol americano. Ao invés do defensor derrubar o jogador para acabar com a jogada, ele tenta tirar uma bandeira que fica presa ao corpo do jogador adversário.

No torneio masculino, o campeão foi o Swamp Boys. Entre as mulheres, o Bxxch Pease foi o vencedor. Na competição mista, a vencedora foi a Diamante Assombrado. Ao todo, 404 atletas do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo participaram dos dois dias de competições, divididos em 36 times. O torneio ainda contou com sete delegados e 20 árbitros.

De acordo com o presidente da FPFA, Jackson Bartnik, os números mostram como o esporte tem se popularizado ao longo dos anos. “Desde a primeira edição, em 2022, o crescimento foi exponencial. Começamos com oito times e hoje temos quatro vezes isso. A comunidade de futebol adorou o evento, foi a melhor estrutura que tivemos até agora. Ter este torneio na programação do Verão Maior tem ajudado muito o esporte”, afirmou.

A estrutura impressionou inclusive atletas experientes, com passagens pela seleção. O jogador Kyoshi Takimura, que em 2024 disputou o mundial na Finlândia, disse que ficou impressionado com as arenas montadas pelo Governo do Estado para a competição. “Está tudo perfeito, muito bem estruturado, principalmente as quadras. Está muito legal”, disse.

INTEGRAÇÃO – O flag football, disputado na grama, será uma das modalidades dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, o que tem ajudado chamar a atenção de adeptos ao esporte. Já a competição de beach flag, disputada na areia, foi uma oportunidade de reunir atletas que originalmente competem em times de futebol americano e flag football em uma grande confraternização.

“Foi muito divertido. Eu jogo futebol americano, mas aqui pudemos nos reunir com pessoas das outras modalidades e formar times diferentes, que não competem no ciclo paranaense ou nacional. Misturamos times, reunimos atletas experientes e novatos e foi muito bacana”, disse a jogadora Natalia Gaeski.

Ao reunir tantos atletas experientes, o torneio também chamou a atenção do público, que pode acompanhar competidores de alto nível. “São jogadores e jogadoras que estão de férias das suas competições tradicionais e estão aqui em uma grande brincadeira, mas que a cada ano fica maior e mais bem estruturada”, afirmou o treinador de futebol americano e flag football Fábio Burkinski.

TRAVESSIA DE GUARATUBA – Outra competição que também teve recorde de participantes foi a tradicional Travessia de Guaratuba, que contou com 600 nadadores inscritos. Ao todo, foram quatro provas: 400 metros, 750 metros, 2,2 mil metros e 5 mil metros.

A competição também reuniu atletas importantes da natação em águas abertas de todo o Brasil. Uma delas foi a campeã brasileira na categoria infantil Isabella Sezerino, de Itajaí, Santa Catarina. “Eu já vim no ano passado e é uma competição que chama a atenção por ser sempre muito bem organizada”, afirmou.

Vencedora de outra categoria, a policial civil Isabel Viesser, de 39 anos, sendo 23 deles dedicados à natação em mar aberto, também comemorou. “Terminar uma prova dessas é uma sensação incrível. Chegar em primeiro lugar, então, é ainda melhor, porque você vê o resultado dos treinos, que são intensos”, disse.

VERÃO MAIOR PARANÁ – A programação completa do Verão Maior Paraná, promovido pelo governo estadual, está disponível no site pr.gov.br/verao. O evento oferece 33 shows nacionais gratuitos em Matinhos e Pontal do Paraná, além de atividades esportivas nas praias do litoral e na região Noroeste.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
AVISO
agora
Plantão CGN