Bielorrússia: Lukashenko é reeleito com 87,6% dos votos, aponta pesquisa de boca de urna
A oposição chama a eleição de “farsa”, muito parecida com a última em 2020, que desencadeou meses de protestos sem precedentes na história do país de...
Publicado em
Por Agência Estado
Encerraram as votações na Bielorrússia para as eleições presidenciais. De acordo com sondagens de boca de urna do Comitê das Organizações Juvenis da Bielorrússia, o atual presidente Alexander Lukashenko venceu o pleito com 87,6% dos votos, conquistando o seu sétimo mandato. Os resultados oficiais serão anunciados nesta segunda, 27.
A oposição chama a eleição de “farsa”, muito parecida com a última em 2020, que desencadeou meses de protestos sem precedentes na história do país de 9 milhões de pessoas. Lukashenko é um aliado próximo do presidente russo Vladimir Putin e depende dos subsídios e do apoio político de Moscou para se manter no poder.
Segundo a agência noticiosa russa Tass, o presidente do Partido Liberal Democrático, Oleg Gaidukevich, obteve 1,8% dos votos, a empresária Anna Kanopatskaya 1,6%; o primeiro secretário do Comité Central do Partido Comunista, Sergei Syrankov, 2,7%; o presidente do Partido Republicano do Trabalho e juiz Alexander Khizhnyak, 1,2%. Cerca de 5% dos eleitores não votaram.
O rosto sorridente do presidente Lukashenko apareceu nos cartazes de campanha em toda a Bielorrússia neste domingo, em uma eleição orquestrada praticamente garantida para dar ao autocrata de 70 anos mais um mandato além de suas três décadas no poder.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou