CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Brasil bate a Espanha pela 1ª vez e embala para duelo com a Dinamarca no Mundial de Handebol

Com excelente atuação de Bryan, autor de cinco gols, Rudolph, certeiro nos tiros de sete metros – foram seis gols -, além do seguro goleiro Buda,...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Em sua 100ª partida em Mundiais de handebol, o Brasil entrou em quadra, em Oslo, na Noruega, disposto a derrubar mais uma potência da modalidade e derrotou a Espanha por 26 a 25, neste domingo, pela terceira e última rodada da segunda fase. Foi a primeira vitória brasileira sobre a seleção ibérica em partidas oficiais.

Com excelente atuação de Bryan, autor de cinco gols, Rudolph, certeiro nos tiros de sete metros – foram seis gols -, além do seguro goleiro Buda, o Brasil ampliou a série de triunfos inéditos iniciada sobre a anfitriã Noruega e a tetracampeã mundial Suécia.

Assim, o Brasil se classificou na segunda posição do Grupo 3, atrás de Portugal, e vai enfrentar a atual campeã olímpica e tricampeã mundial Dinamarca nas quartas de final. A partida será realizada na quarta-feira, às 13h30 (horário de Brasília), também em Oslo, na Noruega.

A vaga entre os oito finalistas que disputarão o mata-mata assegurou à seleção nacional sua melhor campanha em uma edição de Mundial de handebol, superando o nono lugar em 2019. Na edição passada, em 2023, o time verde e amarelo terminou na 17ª colocação. Na Croácia, Dinamarca e Noruega, o Brasil disputa a competição pela 16ª vez consecutiva.

Mesmo conhecendo o adversário das quartas antes de entrar em quadra, os brasileiros entraram concentrados em quadra e, com boa atuação do goleiro Buda, abriram 7 a 3 no placar, mesmo após perder Gustavo, com uma torção no pé esquerdo logo nos minutos iniciais. Aos poucos, porém, a equipe europeia achou o seu jogo e reduziu gradualmente a vantagem até ficar um ponto atrás, 10 a 9, a sete minutos do fim do primeiro tempo.

Apesar da eliminação precoce, a Espanha, dona de dois títulos mundiais e cinco medalhas olímpicas, manteve sua postura agressiva em busca da virada, melhorando seus arremessos. A equipe do técnico Marcus Tatá conseguiu segurar a pressão e se manter à frente até o final do primeiro tempo, que terminou com uma vantagem mínima do conjunto verde e amarelo por 14 a 13.

Logo na volta do intervalo, Rangel conseguiu defender um tiro de sete metros, mas os espanhóis igualaram o marcador em 14 pontos no rebote. Explorando o jogo em profundidade, a Espanha conseguiu a virada, por 16 a 15, aos 5 minutos do segundo tempo.

Em desvantagem, o Brasil acordou e, com Bryan decisivo nas investidas ofensivas e Buda seguro no gol, retomou a vantagem por 20 a 17. A dez minutos do fim, os europeus igualaram o placar em 22 a 22 e as duas seleções passaram a disputar a vitória ponto a ponto.

Em um final eletrizante, mesmo com a exclusão de Guilherme Borges por dois minutos, prevaleceu a eficiência defensiva brasileira, que conseguiu segurar o último ataque espanhol para vencer por 26 a 25.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
AVISO
agora
Plantão CGN