CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Retirada de algemas de deportados brasileiros é respeito à dignidade humana, diz Alckmin

“Nossa Constituição estabelece a dignidade da pessoa humana como princípio republicano basilar e a prevalência dos direitos humanos como um dos eixos das suas relações internacionais”,...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O vice-presidente Geraldo Alckmin elogiou, em publicação no X (antigo Twitter), a determinação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que, seguindo orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, exigiu que o governo dos Estados Unidos suspendesse o uso de algemas em cidadãos brasileiros deportados para o País. Na publicação, Alckmin destacou que a medida reforça o compromisso do governo brasileiro com a defesa dos direitos humanos.

“Nossa Constituição estabelece a dignidade da pessoa humana como princípio republicano basilar e a prevalência dos direitos humanos como um dos eixos das suas relações internacionais”, afirmou o vice-presidente.

Alckmin também ressaltou o envio de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para conduzir a operação de repatriação, destacando que a iniciativa visa garantir um retorno digno e respeitoso aos deportados.

No sábado (25), 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegaram ao Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, em uma aeronave KC-30 da FAB. O voo partiu de Manaus, onde os passageiros haviam desembarcado na sexta-feira (24) após o avião vindo dos Estados Unidos apresentar problemas técnicos. Os deportados, que chegaram algemados em Manaus, foram imediatamente liberados pela Polícia Federal. A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, esteve presente em Confins para recepcionar os repatriados.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
AVISO
agora
Plantão CGN