CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Prévia da inflação sobe 0,11% com comida em alta

O resultado foi também o mais brando desde julho de 2023. Porém, a prévia do IPCA mostrou uma inflação mais pressionada do que previam os analistas...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A prévia da inflação oficial no País desacelerou de uma alta de 0,34% em dezembro para 0,11% em janeiro, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) divulgado nesta sexta, 24, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa foi a mais baixa para o mês em toda a série histórica, iniciada em 1994, quando foi implementado o Plano Real.

O resultado foi também o mais brando desde julho de 2023. Porém, a prévia do IPCA mostrou uma inflação mais pressionada do que previam os analistas do mercado consultados pelo Projeções Broadcast, cujas projeções iam de uma queda de 0,12% a uma alta de 0,24%, com mediana negativa de 0,01%.

Neste mês, oito dos nove grupos de despesas que integram o IPCA-15 registraram aumentos de preços. O principal alívio partiu da energia elétrica residencial, que recuou 15,46%, ajudando a deter a inflação em 0,60 ponto porcentual.

“A queda é em decorrência da incorporação do Bônus de Itaipu, creditado nas faturas emitidas no mês de janeiro”, lembrou o IBGE. Já a taxa de água e esgoto subiu 0,86%, e o gás encanado aumentou 0,62%. Os alimentos também tiveram alta 1,06% em janeiro.

Para André Valério, economista sênior do banco Inter, o IPCA-15 de janeiro não deixa margem para que o Banco Central possa sinalizar uma política monetária menos restritiva. “Esperamos que o BC mantenha um tom bem duro, reconhecendo melhorias no câmbio e no setor externo, mas a inflação ainda não contribui para que possam ser mais incisivos no comunicado em termos do que esperam à frente”, disse Valério, que espera mais duas altas de 1 ponto porcentual na taxa básica de juros nas reuniões do Comitê de Política Monetária do BC em janeiro e março, seguida de uma terceira de 0,75 ponto em maio, chegando a 15% ao ano.

O resultado do IPCA-15 de janeiro fez o economista Fábio Romão, da LCA Consultores, elevar suas projeções para o IPCA deste mês, de 0,06% para 0,08%. “O (IPCA do) ano passou de 5,4% para 5,5%.”
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
AVISO
agora
Plantão CGN