CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Bebê com Síndrome de Edwards enfrenta desafios no fornecimento de oxigênio pelo SUS
Foto: TN Online

Bebê com Síndrome de Edwards enfrenta desafios no fornecimento de oxigênio pelo SUS

Mariana e sua família vivem no Residencial Interlagos, em Apucarana, Paraná. Na última sexta-feira (24), a mãe da bebê, Luciene Aparecida Rocha Barbosa, 41 anos, registrou...

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade
Imagem referente a Bebê com Síndrome de Edwards enfrenta desafios no fornecimento de oxigênio pelo SUS
Foto: TN Online

A vida de Mariana Vitória, uma bebê de apenas um ano e um mês de idade, tem sido uma constante batalha desde o seu nascimento. Diagnosticada com Síndrome de Edwards, uma condição genética rara que causa graves atrasos no desenvolvimento devido a um cromossomo 18 extra, Mariana depende de cuidados paliativos e de oxigênio hospitalar para continuar viva.

Mariana e sua família vivem no Residencial Interlagos, em Apucarana, Paraná. Na última sexta-feira (24), a mãe da bebê, Luciene Aparecida Rocha Barbosa, 41 anos, registrou um boletim de ocorrência denunciando falhas no fornecimento de oxigênio pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Luciene contou que a empresa que fornecia o oxigênio informou que não poderia mais fazê-lo por questões contratuais, e que uma nova empresa deveria assumir a recarga dos cilindros. Diante da incerteza de quando a recarga seria feita, a mãe reduziu a quantidade de oxigênio disponibilizada para Mariana.

Os cilindros de oxigênio deveriam ter sido abastecidos na quarta-feira, mas isso não aconteceu. O serviço só foi realizado após a mãe avisar à empresa que pretendia comprar o oxigênio por conta própria.

Além disso, Mariana precisa de fisioterapia devido a problemas de cardiopatia. Entretanto, este serviço ainda não foi prestado, o que intensifica o uso de oxigênio.

O secretário de saúde Guilherme de Paula garantiu que a Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS) vai buscar não deixar faltar nenhum medicamento para a pequena Mariana. Ele também informou que a fórmula que a bebê necessita e os acompanhamentos profissionais estão garantidos pela AMS.

Com informações de TN Online.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
AVISO
agora
Plantão CGN