Atividade física, saúde e reciclagem: universidades têm novas atrações no Verão Maior
Umas das novidades para o público são os exergames, jogos eletrônicos que exigem movimento corporal para o controle das ações, o que promove atividade física de......
Publicado em
Por CGN
As universidades estaduais do Paraná oferecem novas atividades educativas, sustentáveis e recreativas no Verão Maior Paraná, em Matinhos, no Litoral. Com foco em sustentabilidade e saúde, as ações ocorrem na Arena Verão Maior, em Caiobá, das 8h às 12h e das 15h às 19h. O espaço fica localizado na Avenida Atlântica, entre as ruas Londrina, Paranaguá e Ponta Grossa.
Umas das novidades para o público são os exergames, jogos eletrônicos que exigem movimento corporal para o controle das ações, o que promove atividade física de maneira divertida. A iniciativa, coordenada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), é voltada para todas as idades, incentivando o bem-estar físico e a importância do uso responsável da tecnologia para manter o corpo ativo.
O professor do Departamento de Educação Física da UEPG, Leandro Martinez Vargas, explica que as ações das universidades no Litoral é uma maneira de levar o conhecimento científico para a população de forma prática.
“O intuito é promover ações educativas que mostrem como atividades físicas, o movimento corporal, a educação em saúde e outros aspectos podem beneficiar as pessoas. Utilizamos técnicas de ludicidade, como brincadeiras, para levar o conhecimento científico no cotidiano das pessoas”, explica.
No campo da saúde, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) oferece capacitações em primeiros socorros. As orientações são voltadas para a comunidade local e turistas, proporcionando a chance de aprender procedimentos essenciais para salvar vidas em situações de emergência.
SUSTENTABILIDADE – A Universidade Estadual de Londrina (UEL) leva para o evento atividades lúdicas e educativas com foco em sustentabilidade. Crianças e adultos podem se divertir com brincadeiras e gincanas que ensinam sobre a importância da conservação animal e ambiental.
Outra ação tem como foco o descarte inadequado de cascas de coco-verde. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) promove oficinas sobre reaproveitamento da fibra do coco e confecção de vasos de plantas com este material que seria descartado. Outro projeto sustentável é promovido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). O projeto consiste em dinâmicas recreativas sobre o manejo de resíduos orgânicos.
JOGOS – As universidades estaduais do Paraná também apresentam uma variedade de jogos de tabuleiro e atividades lúdicas para engajar o público em experiências educativas. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) promove jogos de tabuleiro, como xadrez e Tangram, um quebra-cabeça geométrico chinês, que estimula o raciocínio lógico e a criatividade.
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) oferece atividades que combinam comunicação, divulgação científica e jogos de mesa para promover a conscientização sobre temas como o cuidado com o meio ambiente, reciclagem e curiosidades sobre a universidade e o Paraná.
As atividades são gratuitas e abertas ao público, que poderá desfrutar de um verão com mais informação, saudável e sustentável. Com essas ações, as universidades estaduais do Paraná reafirmam seu compromisso com a educação, a inclusão social e a preservação ambiental, promovendo uma experiência enriquecedora para a população e os turistas que visitam o litoral paranaense neste verão.
VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verão. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.
Fonte: AEN
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou