CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Rússia diz que não vê nada de novo nas ameaças de Trump e que aguarda diálogo respeitoso

Segundo o porta-voz de Putin, Dmitri Peskov, não há nada de particularmente novo nas declarações. “Está claro desde o primeiro mandato de Trump que ele gosta...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O governo da Rússia minimizou nesta quinta-feira, 23, as ameaças feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quarta-feira, 22, ao líder russo, Vladimir Putin. Em um post na sua rede Truth Social, o republicano ameaçou a Rússia com tarifas e novas sanções, caso não haja uma solução em até 100 dias para a guerra na Ucrânia.

Segundo o porta-voz de Putin, Dmitri Peskov, não há nada de particularmente novo nas declarações. “Está claro desde o primeiro mandato de Trump que ele gosta de sanções, mas acompanhamos de perto as suas declarações”, disse. “Continuamos prontos para o diálogo, diálogo em pé de igualdade e respeito mútuo.”

Em uma postagem em sua rede social Truth Social nesta quarta-feira, 22, Trump afirmou que a economia russa está com problemas e faria um “grande favor” a Vladimir Putin ao acabar com a guerra.

“Se não chegarmos a um acordo em breve, não tenho outra escolha senão aplicar altos níveis de impostos, tarifas e sanções a tudo o que for vendido pela Rússia aos Estados Unidos e a vários outros países participantes. Vamos acabar com esta guerra, que nunca teria começado se eu fosse presidente”, escreveu.

Antes de sua posse na segunda-feira, Trump havia prometido acabar com a guerra na Ucrânia antes mesmo de assumir o cargo, aumentando a perspectiva de que poderia forçar Kiev a fazer concessões a Moscou.

Mas há poucos indícios de que ameaças econômicas possam fazer Putin ceder. Além de pequenas quantidades de fertilizantes, rações para animais e maquinário, a Rússia atualmente exporta quase nada para os EUA. Segundo a Bloomberg, os EUA importaram cerca de US$ 4,6 bilhões em bens da Rússia em 2023, o que representa menos de 0,2% do total das importações.

Além disso, o país já é uma das nações mais sancionadas do mundo. Os EUA já impuseram diversas sanções contra Moscou devido à guerra durante o governo Biden, mas outras são anteriores e algumas foram impostas durante o primeiro mandato de Trump. E até agora tiveram pouco ou nenhum efeito coercitivo.

Na entrevista coletiva de terça-feira, o presidente dos EUA não comentou se pretende dar continuidade à política do seu antecessor de enviar armas à Ucrânia para combater a invasão russa.

“Estamos examinando isso”, declarou. “Estamos conversando com (o presidente ucraniano Volodmir) Zelenski, vamos conversar com o presidente Putin muito em breve”, disse ele. (Com agências internacionais).

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN