CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Cidade no Paraná registra sensação térmica acima dos 52 graus
Imagem Ilustrativa - Foto: Tânia Rêgo/ Ag. Brasil

Cidade no Paraná registra sensação térmica acima dos 52 graus

Outras cidades do litoral paranaense também registraram altos índices de sensação térmica. Em Paranaguá, o termômetro marcou 45,9ºC e, em Antonina, 45,8ºC. Já em Guaratuba, a...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Publicidade
Imagem referente a Cidade no Paraná registra sensação térmica acima dos 52 graus
Imagem Ilustrativa - Foto: Tânia Rêgo/ Ag. Brasil

O município de Guaraqueçaba, localizado no litoral do Paraná, enfrenta um calor extremo, com sensação térmica ultrapassando os 50ºC pelo segundo dia consecutivo. Segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), na terça-feira (21), a sensação térmica chegou a alarmantes 52,1ºC.

Outras cidades do litoral paranaense também registraram altos índices de sensação térmica. Em Paranaguá, o termômetro marcou 45,9ºC e, em Antonina, 45,8ºC. Já em Guaratuba, a sensação térmica foi de 38,8ºC. Apesar dos altos índices, o Simepar esclarece que nenhuma cidade litorânea bateu o recorde de temperatura máxima.

A previsão é de que o calor intenso diminua somente no fim de semana, com a aproximação de uma frente fria vinda do oceano. Para a quarta-feira (22), a previsão é de variação de nebulosidade em todas as regiões do estado. Pancadas de chuva isoladas são esperadas em algumas áreas, sobretudo nas regiões central e oeste do Paraná.

O meteorologista Leonardo Furlan explica que a presença marcante do transporte de umidade, que vem desde a bacia amazônica até o Paraná, favorece a ocorrência de pancadas de chuva isoladas em todas as regiões, com maior incidência no noroeste, oeste, centro e faixa leste do estado, incluindo a região metropolitana de Curitiba.

As regiões citadas pelo especialista também podem registrar temporais durante a tarde e noite. As temperaturas máximas devem se aproximar novamente dos 30ºC em todas as regiões, com maior elevação nos termômetros nas faixas oeste e litorânea.

O fenômeno da sensação térmica, como explicado pelo meteorologista Lizandro Jacobsen, é uma percepção que o corpo humano tem da temperatura ambiente. No verão, o cálculo leva em consideração a umidade relativa do ar e a temperatura, sendo que quanto mais quente e úmido, maior será a sensação de calor.

As informações são da Banda B.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
AVISO
agora
Plantão CGN