Espetáculo no Litoral mistura teatro e circo para conscientizar sobre importância da água
Apesar da chuva no fim da tarde, as pessoas presentes, em sua maioria pais e avós com crianças, permanecerem firmes para acompanhar o espetáculo, que durou......
Publicado em
Por CGN
Começou nesta quarta-feira (22), na Praia Brava de Caiobá, em Matinhos, o espetáculo itinerante “A Fonte Mágica”, que nos próximos dias percorrerá outros balneários do Litoral do Estado. A apresentação ocorreu no Palco Sunset, dentro da Arena do Verão Maior Paraná, e misturou elementos do teatro e do circo para estimular o público a pensar sobre o uso consciente dos recursos hídricos.
Apesar da chuva no fim da tarde, as pessoas presentes, em sua maioria pais e avós com crianças, permanecerem firmes para acompanhar o espetáculo, que durou cerca de 50 minutos. Segundo a diretora e produtora, Michelle Porto, que é moradora de Pontal do Paraná, “A Fonte Mágica” já foi apresentada mais de 170 vezes em diversos estados brasileiros ao longo dos últimos três anos, sempre bem recebida pelo público.
“É um espetáculo que mescla na cena a linguagem do circo, do teatro, da música, mas que também provoca reflexão sobre o uso consciente da água potável do planeta e dos recursos hídricos”, explicou Michelle.
“A arte é entretenimento, mas também uma ferramenta de mudança social, então para nós, estar aqui na praia passando essa mensagem para o público, que mesmo com a chuva ficou até o final, é uma grande oportunidade”, acrescentou a diretora.
HISTÓRIA – Ao longo da apresentação, um trio de artistas, que na peça interpretam artistas de um circo em decadência, percorre um caminho em busca da “Fonte Mágica”. Ao longo dessa trajetória, eles abordam temas como a escassez da água, poluição dos rios, importância da coleta seletiva, conceitos sobre os chamados rios voadores e a importância da preservação dos recursos naturais do planeta, sempre de forma lúdica e bem-humorada.
Um das artistas em cena é a curitibana Jossane Ferraz, que revela um gostinho especial por poder se apresentar em solo paranaense. “Depois de viajar tanto, nos apresentarmos em vários estados, poder estar aqui, no Paraná, nos deixa muito felizes”, afirmou. “Estarmos na praia, com as pessoas nos acompanhando e interagindo conosco mesmo com a chuva é uma experiência muito legal, ainda mais com a receptividade das crianças”, completou.
A professora Beatriz Gonçalves, de Conselheiro Mairinck, assistiu ao espetáculo ao lado da filha, Duda, e aprovou a mensagem passada pelos artistas. “Eu sou professora e sempre que possível apoio projetos como esse, que buscam falar sobre a importância de valorizar a nossa água. Acho que é uma mensagem muito necessária atualmente”, comentou.
Ela também aprovou a estrutura à disposição dos turistas, especialmente voltada às crianças. “É a primeira vez que nós passamos as férias aqui em Caiobá e estamos adorando toda essa estrutura. A minha filha já participou de várias brincadeiras”, disse.
A animação dos artistas e o colorido do palco superou até mesmo as barreiras da língua, chamando a atenção de pessoas de outras nacionalidades. A argentina Nadia Bondas se divertiu enquanto assistia ao espetáculo ao lado da filha e de uma amiga. “Eu gosto das praias do Paraná porque são muito limpas e todos os anos nós passamos as férias aqui. A programação está muito boa, com muitas opções. Gostamos muito”, elogiou a turista estrangeira.
PROGRAMAÇÃO – O espetáculo acontece duas vezes ao dia, sempre às 9h30 e às 16h, nas arenas esportivas do Verão Maior Paraná, com exceção de Paranaguá e Antonina, cujas encenações acontecerão na Carreta da Inovação, em uma parceria entre diferentes órgãos estaduais.
Confira a programação completa de “A Fonte Mágica” nos próximos dias no Litoral:
23 de janeiro: Balneário Riviera, em Matinhos
24 de janeiro: Guaratuba
27 de janeiro: Antonina
25 de janeiro: Balneário Shangri-lá, em Pontal do Paraná
30 de janeiro: Guaratuba
31 de janeiro: Balneário Shangrilá, em Pontal do Paraná
26 de janeiro: Balneário Praia de Leste, em Pontal do Paraná
1 de fevereiro: Balneário Ipanema, em Pontal do Paraná
2 de fevereiro: Balneário Caiobá, em Matinhos
10 de fevereiro: Paranaguá
APOIO CULTURAL – Além de integrar a programação do Verão Maior, o projeto faz parte do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), coordenado pela Secretaria Estado da Cultura, além de contar com apoio da Copel. A produção é da Imã Circo Produção e Aspart e recebe o apoio também da Companhia da Cultura, Ariramba Cultural, Karranka Pizza e Burger, Cantto das Pedras Petiscaria, Rossi Pizzaria.
VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, 50 shows de artistas paranaenses nos Palcos Sunset em Caiobá, Guaratuba, São Pedro do Paraná e Porto Rico, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.
Fonte: AEN
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou