CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

JBS doa 3 milhões de tags para rastreabilidade no PA e lança programa de apoio a fazendeiros

As iniciativas fazem parte de um programa liderado pelo governo do Pará para rastrear todo o rebanho de bovinos e búfalos do Estado até o fim...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A JBS anunciou em nota nesta quarta-feira, 22, a doação de 3 milhões de tags para rastreamento de rebanhos no Pará, ação na qual terá apoio de parceiros. A iniciativa foi comunicada durante o painel “De Davos a Belém: Definindo o caminho do Brasil para uma indústria de gado sustentável e de baixo carbono”, no Fórum Econômico Mundial, em Davos. A companhia também revelou o lançamento do programa “Acelerador JBS”, que ajudará os produtores na aplicação das tags.

As iniciativas fazem parte de um programa liderado pelo governo do Pará para rastrear todo o rebanho de bovinos e búfalos do Estado até o fim de 2026, explicou a empresa em nota.

Dos 3 milhões de tags, 2 milhões serão destinados a pequenos produtores, com metade do volume fornecido pela The Nature Conservancy (TNC) e o restante pela JBS.

Adicionalmente, o “Acelerador JBS” doará 1 milhão de tags e oferecerá serviços para apoiar fornecedores indiretos na adoção da tecnologia, incluindo visitas às fazendas e aplicação feita por operadores treinados e credenciados.

As ações da JBS integram uma coalizão formada por governo, produtores, sociedade civil e indústria, criada após o lançamento do programa pelo governador do Pará, Helder Barbalho, durante a COP28, em Dubai. Em 2024, a JBS conduziu um programa piloto no entorno de suas fábricas de Marabá e Redenção, tagueando 28 mil cabeças de gado. O projeto ajudou a avaliar a tecnologia e requisitos de trânsito animal, gerando aprendizados cruciais para a expansão do programa.

Além disso, a empresa apoiou o treinamento de operadores para a leitura das tags, ampliou sua assistência técnica e regularizou mais de 15 mil fazendas na região amazônica desde 2021 por meio dos Escritórios Verdes. Em 2024, o Escritório Verde Virtual foi lançado para atender produtores remotamente.

O anúncio da JBS ocorre em linha com o Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos, lançado em dezembro de 2024 pelo Ministério da Agricultura, e com a plataforma Agro Brasil+Sustentável, que centraliza dados de propriedades rurais e garante maior transparência na cadeia produtiva. A JBS confirmou que integrará essas ferramentas à sua cadeia de suprimentos.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
AVISO
agora
Plantão CGN