CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

FMI corta projeção para zona do euro em 2025 e 2026 sob o fardo do baixo dinamismo alemão

A projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro em 2025 foi cortada de 1,2% para 1% no relatório Perspectiva Econômica Mundial (WEO,...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O Fundo Monetário Internacional (FMI) voltou a demonstrar mais pessimismo com a zona do euro, reverberando prognósticos menos animadores para o dinamismo das principais economias da região: Alemanha e França.

A projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro em 2025 foi cortada de 1,2% para 1% no relatório Perspectiva Econômica Mundial (WEO, na sigla em inglês), divulgado nesta sexta-feira, 17.

Espera-se que o aumento dos salários reais dê suporte ao consumo, enquanto o afrouxamento gradual da política monetária deve apoiar o investimento. Para o ano de 2026, o prognóstico passou de 1,5% para 1,4%.

Um forte impacto para o desempenho do bloco econômico deve vir da Alemanha. O relatório reduziu a projeção para o PIB alemão de 0,8% para apenas 0,3% em 2025. Para 2026, a maior economia da região deve crescer 1,1%, abaixo do 1,4% projetado anteriormente.

Em 2024, o FMI citou que o desempenho da Alemanha, estimado em -0,3%, ficou aquém do de outros países da área do euro, refletindo em grande medida a continuação da fraqueza na indústria transformadora e nas exportações de bens, apesar de o consumo ter aumentado em linha com o recuperação dos rendimentos reais.

O fundo também cortou os prognósticos para o ritmo econômico da França e da Itália em 2025 e 2026, mas se revelou mais otimista com a Espanha neste ano e a Itália em 2026.

Reino Unido

A economia do Reino Unido deve manter um ritmo econômico acima do observado na Alemanha.

O FMI projetou expansão de 1,6% em 2025, 0,1 ponto porcentual acima da estimativa contida no relatório de outubro, e de 1,5% em 2026, inalterado ante a estimativa anterior.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
AVISO
agora
Plantão CGN