CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Alerta: OMS investiga possível surto do letal vírus Marburg
Foto: Divulgação

Alerta: OMS investiga possível surto do letal vírus Marburg

Amostras coletadas dos pacientes estão em análise para a confirmação oficial da presença do vírus. Os sintomas apresentados pelos infectados incluem dor de cabeça, febre alta,...

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade
Imagem referente a Alerta: OMS investiga possível surto do letal vírus Marburg
Foto: Divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está em alerta para um possível surto do vírus Marburg na Tanzânia. Até o momento, a região de Kagera já registrou cerca de 8 mortes e 9 casos suspeitos, incluindo os óbitos, o que representa uma taxa de letalidade de 89%. Os distritos mais afetados são Biharamulo e Muleba.

Amostras coletadas dos pacientes estão em análise para a confirmação oficial da presença do vírus. Os sintomas apresentados pelos infectados incluem dor de cabeça, febre alta, dor nas costas, diarreia, vômito com sangue e hemorragias em estágios avançados da doença.

A OMS classificou o risco do surto na Tanzânia como “alto”, dada a alta letalidade do vírus e a origem ainda desconhecida do surto. Profissionais de saúde estão entre os suspeitos de infecção, o que aumenta a preocupação. No entanto, a organização avalia o risco global como “baixo”.

O vírus Marburg é altamente letal, com uma taxa de mortalidade em torno de 88%. Pertencente à família Filoviridae, a doença não possui vacinas ou tratamentos específicos disponíveis. A transmissão ocorre por contato com fluidos corporais de pessoas infectadas e materiais contaminados.

A OMS e as autoridades de saúde da Tanzânia estão trabalhando juntas para conter o possível surto e proteger a população.

Fonte: O Primeiro Jornal

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais