IPVA 2025: 86% dos municípios do Paraná têm menos de 10 mil veículos tributáveis
E são várias as razões que explicam essa quantidade reduzida de veículos tributáveis nas ruas, da população pequena dessas localidades à própria isenção do imposto para......
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Por CGN
A frota tributável de cerca de 86% dos municípios paranaenses é de menos de 10 mil veículos, segundo dados da Receita Estadual. São 345 cidades que ficam abaixo da média estadual, que é de 10.066. O cálculo leva em conta informações do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025.
E são várias as razões que explicam essa quantidade reduzida de veículos tributáveis nas ruas, da população pequena dessas localidades à própria isenção do imposto para motocicletas, motonetas e ciclomotores de até 170 cilindradas válida a partir deste ano, além de veículos com mais de 20 anos serem isentos do imposto. De acordo com a Receita Estadual, 770.196 veículos de todo o Paraná foram beneficiados com a nova regulamentação. Em comparação com 2024, o número de municípios com menos de 10 mil veículos tributáveis subiu 5% em 2025.
Para o exercício atual, a frota total lançada em todo o Paraná é de 4.016.392 veículos. A estimativa de arrecadação é de R$ 6.787.322.848,48. Em 2025, o IPVA médio cobrado no Estado é de R$ 1.689,91.
A menor frota do Estado é a de Mirador, na região Noroeste do Estado. A cidade de 2.238 habitantes possui somente 286 veículos tributados, prevendo uma arrecadação total de R$ 352,7 mil. Além dela, outros 72 municípios possuem menos de 1.000 veículos que precisam recolher o IPVA.
As menores frotas do IPVA 2025
1. Mirador: 286 veículos
2. Nova Aliança do Ivaí: 291 veículos
3. Jardim Olinda: 295 veículos
4. Santa Inês: 363 veículos veículos
5. Guaraqueçaba: 430 veículos
6. São Manoel do Paraná: 453 veículos
7. Jundiaí do Sul: 454 veículos
8. Santo Antônio do Caiuá: 462 veículos
9. Esperança Nova: 472 veículos
10. Guaporema: 486 veículos
Já em relação às maiores frotas, apenas seis superam a média estadual de 100 mil veículos. Curitiba lidera com 904.332 — uma redução de 6,2% em relação ao IPVA 2024, também puxado pela isenção das motocicletas. Na Capital, a previsão de arrecadação é de R$ 1.656.137.977,10, valor quatro vezes maior do que Londrina, a segunda cidade com o maior número de veículos.
As maiores frotas do IPVA 2025
1. Curitiba: 904.332 veículos
2. Londrina: 208.519 veículos
3. Maringá: 180.171 veículos
4. Cascavel: 144.769 veículos
5. São José dos Pinhais: 131.848 veículos
6. Ponta Grossa: 127.021 veículos
7. Foz do Iguaçu: 91.644 veículos
8. Colombo: 77.579 veículos
9. Guarapuava: 70.080 veículos
10. Toledo: 60.568 veículos
ISENÇÕES – A grande novidade do IPVA 2025 é a isenção para motocicletas de até 170 cilindradas, que beneficiou 770.196 veículos de todo o Paraná.
Já em relação às isenções para caminhões, ônibus e micro-ônibus movidos a gás natural (inclusive biometano), um único veículo obteve o benefício em todo o Paraná. A expectativa, porém, é de que esse número cresça ao longo dos próximos anos à medida que mais os proprietários optem por essas alternativas mais sustentáveis.
Além disso, outros 6.278 veículos ficaram isentos do imposto neste ano por causa do baixo valor. De acordo com a legislação estadual, veículos cujo valor lançado seja inferior a uma Unidade Padrão Fiscal — ou seja, R$ 140,89 em janeiro — também são dispensados da cobrança. No caso, 6.278 veículos se enquadram nessa categoria.
MAIS CAROS – Já entre os carros mais caros, por outro lado, há alguns que só o imposto cobrado é superior ao preço de um automóvel popular. O veículo com o maior IPVA do Paraná é uma Ferrari SF90 Spider 2023 estimada de R$ 7.628.728,00.
Isso significa que o superesportivo de luxo foi tributado em R$ 267.006,48. No Paraná, a alíquota geral do IPVA é de 3,5% do valor venal do veículo. Mais do que isso, apenas o desconto de 6% no caso de pagamento à vista (R$ 16 mil) seria o suficiente para quitar o imposto de dez veículos populares em circulação pelo Estado.
Os maiores IPVA de 2025
1. Ferrari SF90 Spider 2023: R$ 267.005,48
2. Ferrari 812 GTS 2022: R$ 232.673,63
3. McLaren 765LT 2020: R$ 227.450,93
4. Ferrari SF90 Stradale 2021: R$ 171.048,50
5. Ferrari 296 GTS 2023: R$ 153.608,49
6. Ferrari F8 Tributo 2022: R$ 142.804,41
7. Lamborghini Huracan TE 2023: R$ 141.229,37
8. Ferrari F8 Tributo 2021: R$ 137.693,50
9. Ferrari 296 GTB 2023: R$ 134.207,92
CÁLCULO REGIONAL – O valor venal desses automóveis e de todos os mais de 4 milhões de outros veículos tributados no IPVA 2025 é determinado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), uma das instituições mais tradicionais e respeitadas do mercado, que traz uma tabela com um olhar mais voltado para a realidade do Paraná.
“A Fipe faz uma pesquisa específica para o mercado paranaense, trazendo um valor venal bastante condizente com o praticado aqui”, explica o gerente do IPVA da Receita Estadual, Leonardo Marcon. “É uma cotação específica para o Paraná e, por isso, pode haver alguma diferença em relação à Tabela Fipe nacional, que leva em conta a média de outros estados”.
DE OLHO NO CALENDÁRIO – As guias de pagamento já podem ser emitidas Portal do IPVA ou pelo Portal de Pagamentos de Tributos, além do aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS.
O pagamento pode ser feito à vista, com 6% de desconto, ou parcelado em até cinco vezes sem juros. Também é possível fazer esse parcelamento do IPVA 2025 em até 12 vezes via cartão de crédito — sujeitas, neste caso, a juros aplicados pela instituição emissora dos cartões. As taxas podem ser verificadas AQUI.
As datas-limites variam de acordo com o final da placa. São elas:
Calendário para o pagamento à vista:
Finais 1 e 2: 20/01/2025
Finais 3 e 4: 21/01/2025
Finais 5 e 6: 22/01/2025
Finais 7 e 8: 23/01/2025
Finais 9 e 0: 24/01/2025
Calendário para pagamento parcelado:
Finais 1 e 2: 20/01, 20/02, 20/03, 22/04, 20/05
Finais 3 e 4: 21/01, 21/02, 21/03, 23/04, 21/05
Finais 5 e 6: 22/01, 24/02, 24/03, 24/04, 22/05
Finais 7 e 8: 23/01, 25/02, 25/03, 25/04, 23/05
Finais 9 e 0: 24/01, 26/02, 26/03, 28/04, 26/05.
Fonte: AEN
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