Carga milionária de barbatanas de tubarão é apreendida pela PRF
A carga, estimada em R$ 5 milhões, era transportada em um caminhão que saiu do Maranhão com destino ao litoral da Bahia....
Publicado em
Por Diego Cavalcante
Na noite de quinta-feira (9/1), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão de 260 kg de barbatanas de tubarão em Valença do Piauí (PI). A carga, estimada em R$ 5 milhões, era transportada em um caminhão que saiu do Maranhão com destino ao litoral da Bahia. O motorista, um homem de 35 anos, foi preso em flagrante e autuado por crimes ambientais e posse ilegal de arma de fogo.
De acordo com o inspetor Alexsandro Silva, da PRF, as barbatanas eram provenientes de tubarões mutilados enquanto ainda vivos, o que reduz drasticamente suas chances de sobrevivência, intensificando a gravidade do crime ambiental. Essa apreensão marca a primeira ocorrência desse tipo registrada no estado do Piauí. A pesca direcionada de tubarões é proibida por lei no Brasil.
Além da carga ilegal, arma e documentação irregular
Durante a fiscalização, os agentes encontraram uma pistola da marca Forjas Taurus, dois carregadores e munições da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) em posse do motorista. Embora ele tenha apresentado registro e notas fiscais da arma, faltava a guia de trânsito necessária para o transporte entre os estados do Maranhão e da Bahia.
Em relação às barbatanas, o suspeito alegou que o material seria restos de peixe destinados à produção de ração, mas não apresentou nota fiscal nem o Registro Geral de Pesca (RGP), documentos exigidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Crime confirmado
Com o apoio de um fiscal do IBAMA, a PRF confirmou que se tratava de barbatanas de tubarão, um produto altamente valorizado no mercado asiático, especialmente na China. O transporte configura crime ambiental conforme estabelecido pela Lei de Crimes Ambientais.
O motorista foi levado à Delegacia de Polícia Civil da região, onde responderá por porte ilegal de arma de fogo e pelo transporte de produto derivado de pesca proibida.
Com informações do Metrópoles
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou