DER/PR confirma resultado da licitação para recuperar rodovia de Bituruna
Foi confirmado o resultado anterior, após análise de recurso administrativo, sendo vencedor da disputa o Consórcio Bituruna, formado pelas empresas Engemass Engenharia e Construção Ltda. e......
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Por CGN
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta quarta-feira (08) o resultado da licitação para recuperar seis segmentos da PR-170 em Bituruna, na região Sul do Estado, danificados pelas chuvas.
Foi confirmado o resultado anterior, após análise de recurso administrativo, sendo vencedor da disputa o Consórcio Bituruna, formado pelas empresas Engemass Engenharia e Construção Ltda. e Engmetria Engenharia Ltda.
A próxima etapa é a homologação deste resultado, também publicada em diário oficial e no portal Compras Paraná, seguido por trâmites internos para assinatura do contrato, no valor de R$ 20.198.000,00.
A licitação utiliza a modalidade concorrência eletrônica com regime de contratação integrada, que prevê a elaboração do projeto da obra e execução dos serviços em uma mesma empreitada. Com isso, serão 90 dias para estudos e projetos, e 365 para os trabalhos no trecho, em um total de 455 dias corridos.
SERVIÇOS – As primeiras atividades serão sondagens e ensaios geotécnicos, que embasarão a elaboração de projeto básico e projeto executivo de engenharia da obra. Depois serão executados serviços de contenção e estabilização de taludes, recomposição de pista e mitigação dos danos ambientais causados pelo escorregamento de materiais, de acordo com a situação registrada em cada local.
No segmento 01, que fica no km 487,840, está previsto o retaludamento com material rochoso, e uma chave granular na base do talude, para maior estabilidade. No segmento 02, km 486,201, além do retaludamento, será recomposto e aprimorado o sistema de drenagem danificado pelas chuvas. Nos segmentos 03, 04 e 05 (km 484,542, km 478,841 e km 474,107, respectivamente, será estabilizado o talude com muros de gabião.
Por último, no segmento 06, km 473,084, será feito o retaludamento com material rochoso e a chave granular, e também instalada tela metálica de alta resistência.
Fonte: AEN
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