AMP
Adilson Baron, proprietário de uma loja em Matinhos, enxerga nas mudanças estruturais uma transformação histórica para a regiãoFoto: Gabriel Rosa/AEN

Comércio de Matinhos cresce 15% no início da temporada e projeta aquecimento ainda maior

Para Adriano Menine, presidente do Conselho Superior da Acima, o resultado reflete uma combinação de fatores, desde a conclusão das aulas escolares até o impacto positivo......

Publicado em

Por CGN

Adilson Baron, proprietário de uma loja em Matinhos, enxerga nas mudanças estruturais uma transformação histórica para a regiãoFoto: Gabriel Rosa/AEN

A temporada de verão 2024/2025 é comemorada pelos comerciantes de Matinhos, no Litoral do Paraná. Entre a semana que antecedeu o Natal e o Ano Novo, o faturamento cresceu, em média, 15% em relação ao mesmo período da temporada passada, segundo a Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (Acima). O segmento de alimentação lidera o movimento, seguido pela hospedagem, que registrou ocupação superior a 90% em hotéis, pousadas e imóveis para locação. A expectativa, de acordo com a Associação, é de que, até o final da temporada, o crescimento chegue a 25% em todos os segmentos.

Para Adriano Menine, presidente do Conselho Superior da Acima, o resultado reflete uma combinação de fatores, desde a conclusão das aulas escolares até o impacto positivo dos investimentos realizados no município. “Desde a primeira semana antes do Natal já vimos um aumento do movimento aqui no Litoral. A temporada traz um incremento na economia local, especialmente no pós-pandemia. Esperamos superar todas as expectativas, porque essa estrutura e os shows fazem a diferença para o turista”, destaca Menine.

Matinhos vive um momento histórico com a conclusão de mais de 97% da nova orla, maior intervenção urbana já realizada no Litoral do Paraná. A obra, que será entregue no primeiro trimestre de 2025, conta com investimentos de R$ 354,4 milhões e inclui áreas de lazer, iluminação moderna e infraestrutura para esporte e lazer. 

Os comerciantes locais celebram o impacto direto das obras de revitalização, destacando o aumento no fluxo de turistas e o fortalecimento da economia da região. Adilson Baron, proprietário de uma loja em Matinhos, enxerga nas mudanças estruturais uma transformação histórica no Litoral. “O movimento dobrou por aqui. Antes o Natal e os finais de semana eram tranquilos, mas agora tudo mudou. Com a revitalização, a orla ficou linda, atraiu mais turistas e ajudou a todos nós. Tenho recebido clientes de vários lugares do Brasil e até do Paraguai e da Argentina. É uma nova era”, comemora.

SHOWS – A partir de sexta-feira (10), os turistas também começam a aproveitar os grandes shows do Verão Maior Paraná, todos gratuitos. São mais de 30 atrações nacionais. Quem estreia a programação do palco montado no Pico de Matinhos, na sexta-feira (10), são os mineiros do Jota Quest. Já no sábado (11), quem toca na cidade é o sambista Péricles. Domingo (12), Matheus & Kauan embalam o público em Matinhos com os hits “Expectativa x Realidade”, “Cronômetro” e “Não Existe Despedida Pra Quem Ama”. “Os shows atraem turistas de várias regiões e ajudam o comércio local”, acredita Yasmin Medeiros, sub-encarregada de uma loja de açaí. “Esse movimento gera um dinheiro que é investido pelos comerciantes em estrutura e faz o Litoral crescer cada vez mais”, afirma

Para Sirlene Terezinha de Medeiros Leite, dona de um quiosque em frente ao Palco Sunset, a movimentação na temporada tem sido intensa. “Haja funcionário, mas isso é bom. Estamos muito felizes com as obras na praia, a iluminação nova e as atividades que trazem mais turistas. Vejo gente de vários lugares chegando para conhecer o Litoral”, diz ela.

RENDA DOS TRABALHADORES – Além do comércio fixo, os ambulantes também celebram o momento. Eduardo dos Reis e Adrielly Nantes, que estão vendendo açaí pela primeira vez na areia, enxergam a temporada como uma oportunidade de transformar suas vidas. “Estamos aqui há 14 dias e vendemos tudo o que trazemos. Com os shows e a nova orla, nossa ideia é ficar até de noite e usar esse dinheiro para sair do aluguel e ter nossa casa própria”, conta Adrielly.

João Carlos dos Santos, ambulante há 28 anos, também está animado. “Essa temporada está maravilhosa. A orla ficou linda, maior, e isso traz mais turistas. Tudo o que ganhamos agora ajuda a passar o inverno, e o dinheiro fica aqui em Matinhos”, afirma.

Clarizelma de Castro, que vende casquinhas na areia, reforça como a temporada impacta diretamente na renda dos trabalhadores. “O que ganho aqui é três vezes mais do que consigo mensalmente. Esse dinheiro é minha base de sobrevivência, e as pessoas estão vindo muito mais para Caiobá, o que nos ajuda.”

O trabalho dos ambulantes, regulamentado pelas prefeituras, ajuda a atender a alta demanda da temporada. Todos passam por um processo de cadastramento antes do início do verão, garantindo organização e qualidade no atendimento.

EXPECTATIVA – Com o verão aquecido, os comerciantes de Matinhos estão otimistas para os próximos meses. A cidade não apenas celebra o aumento no faturamento, mas também a consolidação de sua posição como destino turístico de destaque. Para o presidente do Conselho Superior da Acima, Adriano Menine, o futuro promete ainda mais. “Estamos vivendo um momento importante, e imagino que até o final da temporada, vamos superar as expectativas. Tudo isso fortalece nossa economia e transforma o Litoral do Paraná”, diz.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, mais de 48 shows de artistas paranaenses nos Palcos Sunset em Caiobá, Guaratuba, São Pedro do Paraná e Porto Rico, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Primeira prova em Guaratuba: inscrições para a corrida da Sanepar estão abertas
Banho de mar seguro: cuidados simples fazem toda diferença para evitar afogamentos
Gustavo Toledo e Gabriel abrem nesta terça a semana de shows no Palco Sunset em Caiobá
Verão Maior Paraná: 1,6 mil pessoas já foram impactadas por ações ambientais
1,6 mil pessoas são impactadas por ações ambientais nos primeiros dias do Verão Maior Paraná
Jota Quest, Péricles e sertanejos abrem temporada de shows do Verão Maior Paraná
Manobras radicais e vibração no Litoral: Verão Maior Paraná acelera em 2025
Temporada de shows gratuitos do Verão Maior Paraná começa com artistas paranaenses
Guarda-vidas estão preparados para atender banhistas com ferimentos de águas-vivas e caravelas
Integração e tecnologia reduzem em 24,30% s ocorrências policiais no Litoral
Sanepar recolhe mais de 48 toneladas de lixo no Litoral em apenas 6 dias
Parada de navio de cruzeiro em Paranaguá aumenta procura por pacotes turísticos
Fortes chuvas ainda impactam qualidade da água em balneários do litoral e do interior
Corpo de Bombeiros Militar do Paraná salva jovem vítima de afogamento no Litoral
Governo divulga belezas e destinos do Paraná a turistas do Litoral e praias do Noroeste
Estado divulga seus potenciais turísticos durante o Verão Maior Paraná
Virada do ano reúne 1,1 milhão de pessoas nas praias do Litoral do Paraná
Serviço essencial: empregados do saneamento comemoraram novo ano trabalhando
Corrida da Virada abre os Jogos de Aventura e Natureza no Verão Maior Paraná
Surpresa revelada: Luan Santana é confirmado como uma das atrações do Verão Maior Paraná
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile