Fogos de artifício assustam Pets e aumentam casos de desaparecimentos; Se seu animal fugir, conte com a CGN!
O médico veterinário Pedro Marchan separou algumas dicas para que os tutores possam criar um ambiente tranquilo para os animaizinhos ...
Publicado em
Por Fábio Wronski
Nos últimos dias, Cascavel tem registrado um aumento preocupante no número de animais de estimação que desaparecem de suas casas. A CGN identificou que a principal causa destes casos é o uso de fogos de artifício, os quais assustam os animais e os levam a fugir em busca de abrigo.
Diariamente, a CGN desempenha um papel social importante na cidade, fornecendo uma página de “Achados e Perdidos” para ajudar a reunir animais perdidos com seus donos. No entanto, o número de animais perdidos tem aumentado significativamente durante a temporada de festas, devido ao uso de fogos de artifício.
Em Cascavel, a Lei Municipal 7.268 proíbe a queima ou soltura de fogos de artifício que causem poluição sonora acima de 85 decibéis. No entanto, apesar da existência dessa lei, muitas pessoas continuam a usar fogos de artifício, causando estresse e medo nos animais de estimação.
Para ajudar os donos de animais a proteger seus pets, a reportagem conversou com o médico veterinário Pedro Marchan, da Oftalmovet. Ele ofereceu várias sugestões para criar um ambiente seguro para os animais durante a temporada de fogos de artifício, incluindo manter os animais em um ambiente familiar, fechar janelas e portas para minimizar o barulho, e até mesmo tocar música suave para acalmar os animais.
Dr. Pedro Marchan também alertou para os riscos à saúde que os animais podem enfrentar como resultado do estresse causado pelos fogos de artifício. Ele explicou que alguns animais podem ter crises hipertensivas ou de ansiedade, que podem necessitar de atendimento médico imediato. Além disso, animais assustados podem fugir e se machucar ou serem atropelados.
Por isto, se seu animalzinho fugir, conte com a CGN! Realize o cadastro na página de “Achados e Perdidos”. O sistema é automatizado e você só precisa completar os dados de local onde o pet fugiu, nome do bichinho, adicionar uma foto e o telefone para contato e o prono” O link é este aqui, tá!? Clique Aqui!
Precisou, a CGN está à disposição!
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou