CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

UE: líderes insistem que nenhuma decisão sobre Ucrânia pode ser tomada sem participação do país

“Somente a Ucrânia como o país agredido pode definir legitimamente o que significa paz – e se e quando as condições forem atendidas para negociações confiáveis”,...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Líderes da União Europeia (UE) insistiram que decisões sobre o futuro da Ucrânia não podem ser tomadas sem o consentimento do país e que questões de segurança da Europa devem contar com a participação de europeus, em cúpula realizada na quinta-feira, 19, em Bruxelas. O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, estava presente.

“Somente a Ucrânia como o país agredido pode definir legitimamente o que significa paz – e se e quando as condições forem atendidas para negociações confiáveis”, disse o presidente do Conselho Europeu e anfitrião da cúpula, António Costa. “Agora é o momento de fortalecer a Ucrânia para todos os cenários”.

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, disse que é importante “garantir ajuda de longo prazo à Ucrânia” e o primeiro-ministro de Luxemburgo, Luc Frieden, afirmou que o futuro ucraniano deve ser decidido na Europa.

Zelenski pontuou que Kiev precisa que a União Europeia e os Estados Unidos permaneçam unidos no próximo ano e que “somente juntos os Estados Unidos e a Europa podem parar Putin e salvar a Ucrânia”. Para ele, a única garantia de segurança efetiva continua sendo a filiação à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Fonte: Associated Press.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais