Após tratamento, técnicos do IAT devolvem porco-espinho à natureza em Pitanga
Lá foi constatado que o mamífero apresentava lesões na face e próximo à orelha, além de ter dois ossos da face fraturados. Após passar por uma......
Publicado em
Por CGN
Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) soltaram nesta terça-feira (17) um porco-espinho (Coendou spinosus) encontrado ferido em uma estrada no município de Pitanga, na região central do Estado. O animal foi avistado originalmente no dia 19 de novembro, e recebeu os primeiros atendimentos na clínica de Medicina Veterinária da Faculdade UCP, de onde foi encaminhado ao Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em Guarapuava.
Lá foi constatado que o mamífero apresentava lesões na face e próximo à orelha, além de ter dois ossos da face fraturados. Após passar por uma reabilitação, o porco-espinho pôde finalmente voltar à natureza.
Também conhecido como ouriço-cacheiro, o Coendou spinosus possui orelhas curtas, olhos grandes e cauda aproximadamente do tamanho do corpo, que usa para se locomover nas copas das árvores. Possui dorso cinza amarelado e ventre variando de amarelo a marrom-acinzentado, além de pelos rígidos (espinhos) e pelos longos e finos, que podem esconder os espinhos.
Alimenta-se de folhas, flores, frutas e até cortiça. Durante o dia podem ser encontrados imóveis no topo das árvores.
DENUNCIE – Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.
A pessoa também pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.
Fonte: AEN
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou