CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Clientes da Sanepar recebem carta em braile no Dia da Pessoa com Deficiência Visual
Clientes da Sanepar recebem carta em braile para celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência VisualFoto: André Thiago/Sanepar

Clientes da Sanepar recebem carta em braile no Dia da Pessoa com Deficiência Visual

"Desta vez, não é mais uma fatura mensal da Sanepar em Braile. É uma carta para celebrar a força daqueles que desafiam barreiras e que mostram......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Clientes da Sanepar recebem carta em braile no Dia da Pessoa com Deficiência Visual
Clientes da Sanepar recebem carta em braile para celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência VisualFoto: André Thiago/Sanepar

Uma ação da Sanepar valorizou os clientes que optaram por receber sua fatura em braile nesta sexta-feira (13). Além da conta de água, chegou também uma carta para celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. A mensagem presta homenagem a esses clientes e reforça o compromisso da companhia com a inclusão e a diversidade.

“Desta vez, não é mais uma fatura mensal da Sanepar em Braile. É uma carta para celebrar a força daqueles que desafiam barreiras e que mostram ao mundo a beleza da diversidade. Para nós, a inclusão é uma forma de amar e respeitar”, diz o documento.

Para o diretor Comercial, Bihl Zanetti, a iniciativa contribui para consolidar e colocar em prática as políticas da Sanepar de Diversidade, Equidade e Inclusão e a de Clientes. “Temos nos empenhado para vivenciar cada vez mais o respeito e a empatia para com as pessoas, revendo e adaptando nossos processos, com a finalidade de trazer mais acessibilidade e inclusão, estendendo também às plataformas digitais”, comenta.

A Sanepar emitiu uma fatura em braile pela primeira vez em janeiro de 2007, em conformidade com a lei estadual nº 15.427, que exige de empresas de energia elétrica, água e esgoto, telefonia fixa e telefonia celular do Paraná o fornecimento de documentos de cobrança com informações básicas no sistema braile. Atualmente, 330 clientes estão cadastrados para receber a fatura de serviços de água e esgoto em braile em diversas cidades do Paraná.

Habituada a receber a fatura mensal da Sanepar em braile, a londrinense Maria Aparecida Alves, 70 anos, faz questão de agradecer à empresa pela homenagem especial recebida. “Fiquei surpresa porque nunca tinha recebido nenhuma cartinha em braile. Foi bem emocionante para mim”, afirma. Maria Aparecida nasceu com deficiência e vive hoje com o esposo Jair, 63, que perdeu a visão em decorrência de uma doença, já na fase adulta. Ela conta que muitos dizem a ter como exemplo pelo seu modo de vida.

“Eu amo o braile. Fiz o curso no Instituto dos Cegos. Fazia até leitura na igreja”, afirma a também londrinense Conceição Luiza Neves. A homenageada tem 63 anos e deficiência visual desde bebê. Ela diz que a Sanepar é a única empresa que lhe envia mensalmente uma fatura no sistema braile. Casada com Wilson, 82 anos, também deficiente, ela conta que receber a fatura em braile ajuda muito. “Se não tiver ninguém que possa ler, consigo ler no braile”, comenta.

Ela diz que com a internet o acesso à informação ficou mais fácil, mas que é uma alegria ver que alguns produtos já têm o braile na embalagem, como cosméticos e medicamentos.

OUTRAS EXPERIÊNCIAS – O gerente geral Comercial, Thiago Semicek, explica que além da fatura impressa adaptada, fundamental para aqueles que preferem a leitura em braile, o cliente cego ou com baixa visão ainda tem a opção de aderir à fatura digital, que permite a leitura de tela por voz usando softwares assistivos. “Seja no papel ou em formato eletrônico, a Sanepar busca proporcionar uma melhor experiência para o cliente”, destaca.

DATA ESPECIAL – O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual foi instituído pelo Decreto 51.045/1961, buscando promover o combate ao preconceito contra as pessoas cegas e com baixa visão e fomentar a cidadania de forma inclusiva.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Empregados da Sanepar participam de mutirão no combate à dengue em Jacarezinho
Empregados da Sanepar participam de mutirão no combate à dengue em Jacarezinho
Sanepar investe na ampliação da captação e em reservatórios de água tratada em Cascavel
Sanepar investe na ampliação da captação e em reservatórios de água tratada em Cascavel
Mais 27 mil famílias aderiram ao programa Água Solidária em 2024
Mais 27 mil famílias aderiram ao programa Água Solidária em 2024
Sanepar e SPVS firmam acordo para atuar em ações de conservação da biodiversidade
Sanepar e SPVS firmam acordo para atuar em ações de conservação da biodiversidade
Coral Sanepar e Diogo Nogueira se unem em comemoração aos 62 anos da Companhia
Coral Sanepar e Diogo Nogueira se unem em comemoração aos 62 anos da Companhia
Sanepar completa 62 anos reconhecida como a maior empresa pública do Brasil
Sanepar completa 62 anos reconhecida como a maior empresa pública do Brasil
Sanepar tem melhor índice de satisfação da história: 83,7% dos clientes aprovam serviço
Sanepar tem melhor índice de satisfação da história: 83,7% dos clientes aprovam serviço
Sanepar registra o melhor índice de satisfação da história da companhia
Sanepar registra o melhor índice de satisfação da história da companhia
Pela quarta vez consecutiva, Sanepar recebe nota máxima da agência Moody's
Pela quarta vez consecutiva, Sanepar recebe nota máxima da agência Moody's
Sanepar promove curso gratuito para encanadores em Apucarana
Sanepar promove curso gratuito para encanadores em Apucarana
Sanepar orienta moradores sobre última etapa das obras da Barragem Miringuava
Sanepar orienta moradores sobre última etapa das obras da Barragem Miringuava
Sanepar assina contratos das PPPs para serviços de esgoto em 112 cidades
Sanepar assina contratos das PPPs para serviços de esgoto em 112 cidades
Universalização: Sanepar assina contratos das PPPs para serviços de esgoto em 112 cidades
Universalização: Sanepar assina contratos das PPPs para serviços de esgoto em 112 cidades
Sanepar avança nas obras da Barragem de Miringuava com etapa de preparação ambiental
Sanepar avança nas obras da Barragem de Miringuava com etapa de preparação ambiental
Programa do Estado que viabiliza caixas de água já beneficiou 12 mil famílias
Programa do Estado que viabiliza caixas de água já beneficiou 12 mil famílias
Sanepar orienta população a como escoar corretamente água da chuva dos imóveis
Sanepar orienta população a como escoar corretamente água da chuva dos imóveis
Sanepar destina mais de R$ 61 milhões para modernizar ETE Biguaçu em Apucarana
Sanepar destina mais de R$ 61 milhões para modernizar ETE Biguaçu em Apucarana
Com investimentos de R$ 417 milhões, Sanepar executa grandes obras no Noroeste
Com investimentos de R$ 417 milhões, Sanepar executa grandes obras no Noroeste
Água potável: análises rígidas da Sanepar garantem qualidade para consumo
Água potável: análises rígidas da Sanepar garantem qualidade para consumo
Sanepar investe mais de R$ 18 milhões em patrocínio de projetos esportivos, culturais e de auxílio
Sanepar investe mais de R$ 18 milhões em patrocínio de projetos esportivos, culturais e de auxílio
Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
AVISO
agora
Plantão CGN