Ouro fecha dia em queda pressionado por Treasuries, mas tem avaço modesto na semana

Nesta sexta, o ouro para fevereiro fechou em queda de 1,24%, a US$ 2.675,80 por onça-troy, na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange...

Publicado em

Por Agência Estado

O ouro fechou novamente em queda nesta sexta-feira, 13. Mesmo com a retomada das tensões geopolíticas no Leste Europeu e no Oriente Médio, o metal precioso ficou pressionado pela força dos Treasuries.

Nesta sexta, o ouro para fevereiro fechou em queda de 1,24%, a US$ 2.675,80 por onça-troy, na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex).

Ainda assim, o ativo teve leve ganho semanal de 0,60%, já que as elevadas tensões políticas globais estimulam a demanda por ativos considerados porto seguro. No período da manhã, a Rússia lançou um ataque aéreo massivo contra a Ucrânia, disparando 93 mísseis de cruzeiro e balísticos e quase 200 drones, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Segundo o ING, a principal questão para o mercado de ouro agora é o ritmo em que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) flexibilizará sua política monetária após a vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos EUA. Para a semana que vem, os mercados amplamente esperam um corte de 25 pontos-base da taxa básica de juros. Todavia, investidores especulam uma pausa em janeiro.

“Chegamos a uma época do ano em que as convicções estão baixas e as posições estão sendo mantidas sob rédea curta, o que significa que qualquer reversão de preço em ambas as direções será rapidamente enfrentada com o aumento de posições”, de acordo com o Saxo.

Apesar da baixa da sessão, o preço do ouro parece estar ganhando velocidade novamente no final do ano, segundo o Commerzbank.

Depois de sofrer muito com a força do dólar na primeira quinzena de novembro, o metal conseguiu recuperar terreno recentemente.

Novas compras da commodity pelo Banco do Povo da China (PBoC, em inglês) após um intervalo de seis meses ajudam, assim como a tensa situação geopolítica mundial, afirma o banco.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X