CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a EJA: Emoção em formatura de alunos da Educação de Jovens e Adultos mostra que nunca é tarde para estudar

EJA: Emoção em formatura de alunos da Educação de Jovens e Adultos mostra que nunca é tarde para estudar

“Para nós, é um grande desafio e uma grande alegria ver esses alunos aqui se formando. São pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na...

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Publicidade
Imagem referente a EJA: Emoção em formatura de alunos da Educação de Jovens e Adultos mostra que nunca é tarde para estudar

O auditório do Ceavel foi palco ontem (12) de um grande momento para a Educação de Jovens e Adultos: a formatura de 44 alunos na etapa inicial do ensino fundamental da EJA. Com muita emoção, os formandos provaram que nunca é tarde para realizar um sonho, especialmente quando é o de estudar.

“Para nós, é um grande desafio e uma grande alegria ver esses alunos aqui se formando. São pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa. O tempo em que elas estavam na infância, tiveram que muitas vezes trabalhar, abandonar os estudos, e hoje vão concretizar esse sonho aqui em grande estilo, de fazer a formatura de conclusão dos anos iniciais do ensino fundamental”, diz a secretária de Educação, Márcia Baldini.

O município de Cascavel oferece esta oportunidade a todas as pessoas que por alguma razão não conseguiram frequentar a escola no período  normal. “Nós temos várias escolas que ofertam em períodos alternados, manhã, tarde, noite, sábados. Além de tudo isso, nós temos toda parte material, não precisa investir nada, só basta ter vontade, querer vir com a gente, estudar e se formar na Educação dos Jovens e Adultos”, completa a secretária.

Dona Onofra Rodrigues Moreira, de 70 anos, não perdeu a oportunidade de aprender a ler e a escrever. Ela contou que na infância os pais nunca a matricularam na escola e depois veio o casamento, os filhos e a oportunidade certa nunca apareceu. “Agora eu estou livre. Fiquei viúva e agora vou em frente. Estou muito feliz. Minha filha me incentivou e aqui estou eu, lendo e escrevendo sem ajuda de ninguém. Acabou a humilhação, graças a Deus”.

A história da dona Elvira de Souza, de 61 anos, não difere muito da história da dona Onofra. Também não teve oportunidade de estudar na infância. Casou-se muito cedo, criou os filhos e hoje conclui  a primeira etapa desta nova vida, que promete seguir em frente. O incentivo que recebeu dos colegas de trabalho e familiares a levaram para a sala de aula. ”Lá eu me encontrei! Eu fui incentivada e deu certo, gostei muito! É muito bom fazer as contas que eu queria tanto aprender. Nossa, muito bom”, comemora.

A coordenadora pedagógica  da EJA, Tchierly de Oliveira, falou do orgulho que a equipe responsável tem pelo programa e seus resultados. “Pra nós esse momento é especial, porque nós estamos aqui formando jovens e adultos que não puderam se alfabetizar na idade certa. E para os nossos alunos é um momento muito esperado”.

MATRÍCULAS ANO LETIVO 2025

As matrículas para jovens a partir de 15 anos e adultos que nunca estudaram ou não puderam concluir a Fase I do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) estão abertas para o ano letivo de 2025, com diversas opções de escolas que atendem a modalidade EJA (Educação para Jovens e Adultos) na Rede Municipal de Cascavel. Ao todo, sete escolas municipais contam com aulas noturnas e o Centro Paulo Freire, que atende pela manhã, tarde e noite.

Os interessados podem procurar qualquer uma das unidades que oferecem a EJA e realizar a matrícula. As matrículas seguem abertas até o dia 5 de março. É importante levar todos os documentos pessoais, como certidão de nascimento ou casamento, CPF e RG, comprovante de endereço, histórico escolar – para aqueles que frequentaram escola – e declaração de vacinação em dia. Para mais informações, o contato é pelos telefones 4001-2839 (Semed) e 3902-1240 (Centro Paulo Freire).

Além da oportunidade de iniciar ou dar sequência aos estudos, a Rede Municipal de Cascavel oferece ainda ações de fortalecimento da EJA e envolve os alunos com atividades produtivas. Neste ano, 44 alunos  se formaram.

Confira as escolas e bairros que atendem Jovens e Adultos na Rede Municipal e os turnos que serão as aulas de EJA:

– Centro Paulo Freire, Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, 373 – Alto Alegre; Atende manhã, tarde e noite;

– Escola Aníbal Lopes da Silva, Rua Siriema, 234 – Floresta; noturno

– Escola Francisco Vaz de Lima, Avenida Interlagos, 541 – Interlagos; noturno;

– Escola Maria Tereza Abreu de Figueiredo, Rua Xavantes, 1389 – Santa Cruz; noturno;

– Escola Neiva Ewald, R. Emílio de Menezes, 290 – Jardim Presidente;

– Escola Profª Maria dos Prazeres Neres da Silva, Rua André de Barros, 849 – Jardim União; noturno;– -Escola Zumbi dos Palmares, BR 277 – Km 572; noturno.

A diretora da Escola Municipal Neiva Ewaldi, que oferece a modalidade ressalta a importância de as pessoas procurarem  os estabelecimentos  que ofertam a EJA. “Nossa escola está aberta e esperando ansiosa pelos novos alunos. É uma oportunidade maravilhosa de aprender a ler e a escrever e os alunos não precisam se preocupar com nenhum tipo de investimento”.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais