CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Rio: PF mira empresários e políticos que compram votos para se manter no poder na Baixada

Entre os alvos da ofensiva estão: o ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis (atual secretário de transportes do Rio); Wilson Reis, atual prefeito da cidade;...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A Polícia Federal deflagrou (PF) nesta sexta-feira, 13, a Operação Têmis contra suposta organização criminosa que atua há anos em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, movimentando quantias milionárias para comprar votos e financiar campanhas.

Entre os alvos da ofensiva estão: o ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis (atual secretário de transportes do Rio); Wilson Reis, atual prefeito da cidade; e Divair Alves de Oliveira Jr, o vereador Júnior Reis. Na casa deste último, a PF apreendeu R$ 23 mil em espécie.

A reportagem busca contato com os investigados. O espaço está aberto para manifestações.

Não é a primeira vez que o clã Reis é alvo da PF neste ano. Integrantes da família são investigados como integrantes de um braço do esquema de fraudes em cartões de vacinação da covid-19 – o qual levou ao primeiro indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Neste caso, a PF também imputou crime ao deputado federal Gutemberg Reis, irmão de Washington.

Agentes foram às ruas para cumprir 22 mandados de busca e apreensão em São João do Meriti, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Rio de Janeiro.
As investigações tiveram início em outubro, quando a PF prendeu em flagrante um homem com R$ 1,9 milhão em espécie que seria usado para compra de votos.

Segundo a PF, o preso integra uma organização criminosa, junto de políticos e empresários, que opera em Duque de Caxias e São João de Meriti.
O inquérito mostrou que o grupo “movimentou cifras milionárias para financiar, ilicitamente, campanhas de candidatos a cargos políticos”.

A PF vê indícios de que empresas contratadas pelo poder público eram utilizadas para favorecer agentes políticos em suas campanhas, para manter a hegemonia do grupo nos municípios. A ofensiva apura supostos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN