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Imagem referente a Rodovia de Bituruna terá investimento de R$ 20 milhões para recuperar danos da chuva
Foto: DER-PR

Rodovia de Bituruna terá investimento de R$ 20 milhões para recuperar danos da chuva

Após análise de recursos, foi declarado vencedor o Consórcio Bituruna, formado pelas empresas Engemass Engenharia e Construção Ltda. e Engmetria Engenharia Ltda., com proposta de preço......

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Por CGN

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Imagem referente a Rodovia de Bituruna terá investimento de R$ 20 milhões para recuperar danos da chuva
Foto: DER-PR

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou o resultado final do edital da obra de recuperação de seis segmentos da PR-170 em Bituruna, na região Sul do Estado, entre o km 473,084 e o km 487,840. São serviços de contenção e estabilização de taludes, recomposição de pista e mitigação dos danos ambientais causados pelo escorregamento de materiais.

Após análise de recursos, foi declarado vencedor o Consórcio Bituruna, formado pelas empresas Engemass Engenharia e Construção Ltda. e Engmetria Engenharia Ltda., com proposta de preço negociada de R$ 20.198.000,00 e por ter apresentado a documentação exigida pela licitação.

No segmento 01, que fica no km 487,840, será feito o retaludamento com material rochoso, e uma chave granular na base do talude, para maior estabilidade. No segmento 02, km 486,201, além do retaludamento será recomposto e aprimorado o sistema de drenagem danificado pelas chuvas. Nos segmentos 03, 04 e 05, km 484,542, km 478,841 e km 474,107, respectivamente, será estabilizado o talude com muros de gabião.

Por último, no segmento 06, km 473,084, será feito o retaludamento com material rochoso e a chave granular, e também instalada tela metálica de alta resistência.

O edital utiliza a modalidade concorrência eletrônica com regime de contratação integrada, que prevê a elaboração do projeto da obra e execução dos serviços em uma mesma empreitada. Portanto, as atividades deverão iniciar com a realização de sondagens e ensaios geotécnicos, a elaboração de projeto básico e projeto executivo de engenharia, que devem confirmar as soluções, ou oferecer opções ainda melhores para correção dos danos.

O prazo de execução é de 455 dias, sendo 90 dias para estudos e projetos, e 365 para os trabalhos no trecho.

CHUVAS – A rodovia sofreu vários danos devido ao excesso de chuvas na região. Somente em outubro de 2023 foi registrada precipitação máxima de 564,77 milímetros, superando o registro histórico para este mês ao longo de quase 30 anos. Com isso aconteceu o encharcamento do solo e sobrecarga do sistema de drenagem de águas, levando aos danos nesses seis segmentos.

A rodovia já havia passado por reformas após danos causados pelas chuvas no final de 2022, no km 473 e km 487. Na ocasião foram recuperados os taludes e implantados sistemas de drenagem para lidar com as chuvas então registradas, de 305 milímetros no mês de outubro, quase metade da chuva que caiu um ano depois, voltando a danificar os locais recuperados.

Fonte: AEN

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