CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Brasil e Itália prendem mafiosos em operação conjunta contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Brasil e Itália prendem mafiosos em operação conjunta contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

As operações, que ocorreram simultaneamente no Brasil e na Itália, resultaram em várias prisões em ambos os países. A rede criminosa operava principalmente através do Porto...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Publicidade

A Polícia Federal do Brasil, em colaboração com autoridades italianas, deflagrou na manhã desta terça-feira (10) a Operação Mafiusi. A ação é resultado de uma investigação conjunta entre as duas nações, que visava desmantelar dois grupos criminosos interligados responsáveis pelo tráfico de grandes quantidades de cocaína da América do Sul para a Europa.

As operações, que ocorreram simultaneamente no Brasil e na Itália, resultaram em várias prisões em ambos os países. A rede criminosa operava principalmente através do Porto de Paranaguá, no Brasil, e por meio de aeronaves privadas. A investigação contou com a participação do Ministério Público Federal, a Receita Federal, a Procuradoria-Geral da República, a Guarda Civil Espanhola, além de organismos internacionais como a Eurojust, a Europol e a Interpol.

A Operação Mafiusi é um desdobramento da Operação Retis, que já havia desarticulado organizações criminosas responsáveis pela logística do tráfico de drogas no Porto de Paranaguá. Durante a investigação, foi identificado que os traficantes que contratavam essa logística eram indivíduos de São Paulo, ligados a uma facção criminosa originária daquele estado, além de membros de uma organização mafiosa italiana que atuava no Brasil, responsáveis pela intermediação da compra e envio da droga para a Europa.

Além do tráfico de drogas, as investigações também descobriram que o grupo estava envolvido em um complexo esquema de lavagem de dinheiro, movimentando bilhões de reais entre empresas e contas bancárias de fachada, além de adquirir bens e realizar transações fraudulentas. Durante o período de investigação, entre 2018 e 2022, a movimentação financeira dos investigados alcançou aproximadamente R$ 2 bilhões.

Nesta terça-feira, foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva no Brasil, um mandado de prisão na Espanha, e 31 mandados de busca e apreensão em endereços situados nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Roraima. Também foram decretadas medidas patrimoniais de sequestro de imóveis, bloqueio de bens e valores existentes nas contas bancárias e aplicações financeiras dos investigados, totalizando um valor estimado de R$ 126 milhões.

A colaboração entre as autoridades brasileiras e italianas demonstra a importância da cooperação internacional no combate ao narcotráfico e ao crime organizado. O sucesso da operação é um marco no enfrentamento das redes transnacionais de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, e as prisões e medidas patrimoniais realizadas devem impactar significativamente as atividades dessas organizações criminosas, enfraquecendo suas estruturas financeiras e operacionais.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais