Programa Parceiro da Escola: Consultas começam nesta sexta-feira em 177 escolas estaduais
Os votantes serão pais e responsáveis, estudantes acima de 18 anos, professores e funcionários. A votação ocorrerá simultaneamente em todas as escolas participantes, com votos impressos....
Publicado em
Por Silmara Santos
Consultas para o programa Parceiro da Escola, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), começam nesta sexta-feira (06), continuando no sábado (07) e na segunda-feira (09). O objetivo é envolver toda a comunidade escolar na decisão sobre a gestão administrativa e educacional das 177 escolas estaduais elegíveis para o programa.
Os votantes serão pais e responsáveis, estudantes acima de 18 anos, professores e funcionários. A votação ocorrerá simultaneamente em todas as escolas participantes, com votos impressos. Os horários de votação são das 8h às 20h30 na sexta e segunda-feira e das 8h às 17h no sábado.
Segundo o secretário da Educação, Roni Miranda, o processo é baseado na transparência, inclusão e corresponsabilidade. “Com o Parceiro da Escola, nossa intenção é proporcionar às instituições de ensino estaduais melhores condições de infraestrutura e gestão, permitindo que os educadores e diretores possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento pedagógico”, afirmou.
Para assegurar a transparência no processo, as consultas públicas seguirão um modelo democrático. Participarão como membros das mesas consultivas equipes técnicas dos Núcleos Regionais de Educação (NREs), professores e funcionários das escolas consultadas.
O processo contará com três comissões consultivas. A Comissão Central organizará as votações, a Comissão Regional do NRE ajudará a divulgar o processo e a Comissão Consultiva Local acompanhará o processo in loco. A abertura das urnas será realizada no dia 9 de dezembro, conforme a Resolução 7.789/2024.
De acordo com uma pesquisa contratada pela Secretaria da Educação, três em cada quatro paranaenses aprovam o programa Parceiro da Escola.
O programa visa melhorar a gestão administrativa e de infraestrutura de escolas estaduais por meio de parcerias com empresas especializadas em gestão educacional. As empresas ficarão responsáveis pelo gerenciamento administrativo de escolas selecionadas e pela gestão de terceirizados na limpeza e segurança.
Em Cascavel são 6 Instituições de Ensino elegíveis, que passarão pela Consulta Pública:
• COLÉGIO ESTADUAL ELEODORO ÉBANO PEREIRA
• COLÉGIO ESTADUAL IEDA BAGGIO MAYER
• COLÉGIO ESTADUAL JARDIM INTERLAGOS
• COLÉGIO ESTADUAL MARILIS FARIA PIROTELLI
• COLÉGIO ESTADUAL OLINDA TRUFFA DE CARVALHO
• COLÉGIO ESTADUAL PADRE CARMELO PERRONE
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou