CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Infra S.A. alcança 100% de liberação de áreas para a Ferrovia de Integração Centro-Oeste

Ao todo, foram 344 processos, entre casos analisados pela Justiça e outros resolvidos de forma amigável. Para isso, foram realizadas 206 reuniões com a população, esforço...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A Infra S.A., estatal ligada ao Ministério dos Transportes, finalizou os acordos de desapropriações necessários para as obras da primeira etapa da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), que liga Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT).

Ao todo, foram 344 processos, entre casos analisados pela Justiça e outros resolvidos de forma amigável. Para isso, foram realizadas 206 reuniões com a população, esforço que a Infra S.A. nomeou de ‘mutirões’, tendo sido iniciados em agosto de 2023.

“A iniciativa dos mutirões trouxe agilidade ao processo e permitiu que os expropriados, em sua maioria produtores rurais, pudessem discutir aspectos que vão além da indenização para os trechos desapropriados”, diz o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos.

Agora, a perspectiva é de que as obras desse primeiro trecho da FICO sejam entregues até 2028. É nesse primeiro trecho que a ferrovia se conectará com a Ferrovia Norte-Sul, ligando a região produtiva do Vale do Araguaia a portos como Santos (SP) e Itaqui (MA).

Os municípios impactados pelo trecho inicial da FICO, que possui 366 km de extensão são: Mara Rosa, Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás, Santa Terezinha, Crixás, Nova Crixás e Aruanã, em Goiás, e os municípios de Cocalinho, Nova Nazaré e Água Boa, no Mato Grosso.

FICO

As obras do trecho entre Mara Rosa e Água Boa são executadas como contrapartida da prorrogação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas celebrado com a Vale. Além da execução dessa obra, outra responsabilidade assumida pela Vale foi o fornecimento de trilhos para a construção da FIOL II, obra conduzida pela Infra S.A. na Bahia.

Após a conclusão da FICO pela Vale, a Infra S.A. poderá realizar a subconcessão do ativo à iniciativa privada, captando recursos que serão aplicados na malha ferroviária do Brasil.

A realização de mutirões de conciliação poderá ser adotada também em outros empreendimentos em andamento conduzidos pela Infra S.A., como a segunda etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL II), ou em planejamento, como é o caso da Ferrovia Transnordestina no trecho que liga Salgueiro a Suape, em Pernambuco, a partir de alinhamentos a serem realizados com centros judiciais de conciliação nessas localidades.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN