CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Com fim de derrocagem e calado de 13,1 metros, Porto de Paranaguá amplia produtividade
defaultFoto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Com fim de derrocagem e calado de 13,1 metros, Porto de Paranaguá amplia produtividade

A atualização do calado, que corresponde à distância entre o ponto mais profundo da embarcação (quilha) e a superfície da água, entrou em vigor no final......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Com fim de derrocagem e calado de 13,1 metros, Porto de Paranaguá amplia produtividade
defaultFoto: Claudio Neves/Portos do Paraná

A produção operacional da Portos do Paraná será ainda mais significativa com o aumento de 30 centímetros no calado em diversos pontos da Baía de Paranaguá. Com isso, a capacidade de carregamento dos navios de granéis sólidos, por exemplo, terá um acréscimo de cerca de 2 mil toneladas, tanto para o recebimento quanto para o embarque no Porto de Paranaguá.

A atualização do calado, que corresponde à distância entre o ponto mais profundo da embarcação (quilha) e a superfície da água, entrou em vigor no final de novembro e foi divulgada na Portaria nº 306/2024, da Norma de Tráfego Marítimo e Permanência nos Portos de Paranaguá e Antonina – Edição 2024.

“Essa conquista operacional só foi possível graças à finalização das obras de derrocagem da Pedra da Palangana em novembro e ao trabalho conjunto entre a Portos do Paraná, a Marinha do Brasil através da Capitania dos Portos do Paraná, a Praticagem local e a comunidade portuária de um modo geral”, destaca Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.

“A medida proporciona mais segurança operacional e eleva a produtividade das operações, principalmente na exportação de soja e importação de fertilizantes”, explica.

Com a remoção de parte da Pedra da Palangana, localizada no Canal de Acesso, a passagem a Paranaguá e à Bacia de Evolução foi facilitada. Essa mudança garantiu mais espaço, agilidade e segurança nas manobras dos navios, diminuindo os riscos de navegação. Além do aumento de calado, foi retirada a restrição para o uso de maré, sendo possível navegar com o calado de 13,10 m na maré zero, o que amplia ainda mais as janelas de navegação na Portos do Paraná.

“Com o calado maior, podemos receber navios mais pesados, que realizarão manobras e operações com maior segurança e eficiência no Porto de Paranaguá. Além disso, a redução do tempo de espera para atracação e desatracação oferece uma vantagem financeira aos clientes, que podem operar um volume maior de mercadorias em uma única viagem de forma mais rápida”, explicou Garcia.

AMPLIAÇÕES NO CAIS – Ao todo, 11 berços e dois píeres tiveram aumento de calado. O berço 201, que compõe o Corredor de Exportação Oeste, e os berços 202 e 204, responsáveis pela movimentação de granéis sólidos de exportação e carga geral, passaram de 12,8 m para 13,1 m.

Os berços 209 e 211, dedicados à movimentação de fertilizantes, assim como os berços 212, 213 e 214, conhecidos como o Corredor de Exportação Leste, também tiveram o aumento de 12,8 m para 13,1 m. Parte do berço 208, que opera fertilizantes, passou de 11 m para 13,1 m.

Dois píeres apresentaram aumento no calado operacional: o berço externo do píer Terminal de Uso Privado (TUP) de granéis líquidos e o berço externo do píer da área arrendada de fertilizantes. A movimentação de contêineres, também passou por um aumento, de 12,3 m para 12,6 m nos berços 216 e 218, proporcionando um ganho de capacidade de 220 TEUs (unidade padrão equivalente a um contêiner de 20 pés) por navio.

DERROCAGEM – A obra de derrocagem consistiu na remoção da ponta de um maciço rochoso submerso na área de manobra do Porto de Paranaguá, conhecido como Pedra da Palangana. Esse obstáculo, considerado perigoso para a navegação, limitava a capacidade e o tráfego de navios na entrada da Baía.

Ao todo, foram removidos aproximadamente 20,0 mil metros cúbicos de rocha, o que representa apenas 10% da formação rochosa total, estimada em mais de 200 mil m³. A obra foi realizada em conformidade com as medidas estabelecidas no licenciamento ambiental federal nº 1144/2016, emitido pelo Ibama.

PRODUTIVIDADE – O Porto de Paranaguá registrou neste ano cinco meses de recordes de operação, em janeiro, fevereiro, março, junho e agosto. Este último teve a maior movimentação da história do porto: foram 6.869.966 toneladas movimentadas, 4% a mais em relação ao recorde anterior, alcançado em junho deste ano (6.582.670 toneladas).

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Com fim de derrocagem, Porto de Paranaguá amplia produtividade com calado de 13,1 metros
Com fim de derrocagem, Porto de Paranaguá amplia produtividade com calado de 13,1 metros
Portos do Paraná publica edital de licitação para o arrendamento da área PAR15
Portos do Paraná publica edital de licitação para o arrendamento da área PAR15
Comunidades Sustentáveis: projeto da Portos do Paraná é destaque no Prêmio ANTAQ 2024
Comunidades Sustentáveis: projeto da Portos do Paraná é destaque no Prêmio ANTAQ 2024
Movimentação nos portos do Paraná cresce 8% no acumulado de janeiro a outubro
Movimentação nos portos do Paraná cresce 8% no acumulado de janeiro a outubro
Sustentabilidade da Portos do Paraná é apresentada na COP29, no Azerbaijão
Sustentabilidade da Portos do Paraná é apresentada na COP29, no Azerbaijão
Com novo cenário global, Paraná pode ampliar exportações para China
Com novo cenário global, Paraná pode ampliar exportações para China
Cestas básicas arrecadadas na Corrida do Porto são distribuídas em Paranaguá
Cestas básicas arrecadadas na Corrida do Porto são distribuídas em Paranaguá
Avanços e recordes dos portos paranaenses são tema do 22º Encontros Folha, em Londrina
Avanços e recordes dos portos paranaenses são tema do 22º Encontros Folha, em Londrina
Avanços e recordes dos portos paranaenses são apresentados no 22º Encontros Folha
Avanços e recordes dos portos paranaenses são apresentados no 22º Encontros Folha
Na China, Portos do Paraná assina carta de intenções com operadora global portuária
Na China, Portos do Paraná assina carta de intenções com operadora global portuária
Portos do Paraná é vencedora na 13ª edição do prêmio Época Negócios 360º
Portos do Paraná é vencedora na 13ª edição do prêmio Época Negócios 360º
Iniciativa socioambiental da Portos do Paraná é finalista em prêmio nacional da ANTAQ
Iniciativa socioambiental da Portos do Paraná é finalista em prêmio nacional da ANTAQ
Iniciativa socioambiental da Portos do Paraná é finalista em prêmio nacional da ANTAC
Iniciativa socioambiental da Portos do Paraná é finalista em prêmio nacional da ANTAC
Números da Portos do Paraná são destaque em evento nos Estados Unidos
Números da Portos do Paraná são destaque em evento nos Estados Unidos
Evolução da Portos do Paraná é destaque em evento nos Estados Unidos
Evolução da Portos do Paraná é destaque em evento nos Estados Unidos
Portos do Paraná encerra outubro com capacitação de pescadores e plantio de árvores
Portos do Paraná encerra outubro com capacitação de pescadores e plantio de árvores
Portos Paraná encerra outubro com capacitação de pescadores e plantio de árvores
Portos Paraná encerra outubro com capacitação de pescadores e plantio de árvores
Solidariedade: portuários do Paraná doam cabelos para campanha Outubro Rosa
Solidariedade: portuários do Paraná doam cabelos para campanha Outubro Rosa
Mobilidade e preservação: Porto de Paranaguá recebe 1º rally de carros elétricos do Brasil
Mobilidade e preservação: Porto de Paranaguá recebe 1º rally de carros elétricos do Brasil
No Litoral, mulheres prestigiam Feijoada Rosa da Portos do Paraná
No Litoral, mulheres prestigiam Feijoada Rosa da Portos do Paraná
Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais