Premiados, alunos de colégio de Toledo se credenciam para eventos internacionais
O evento, que reuniu 3.463 estudantes, mais de 1.300 professores de 122 municípios de 24 estados brasileiros, é uma referência nacional na promoção da criatividade e......
Publicado em
Por CGN
Dois alunos do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, de Toledo, no Oeste do Paraná, tiveram destaque em uma das mais prestigiadas feiras científicas do País, a Feira Mineira de Iniciação Científica (Femic), que chegou à sua oitava edição neste ano. Elias Tonial Correia e Fernanda Graciele Jank, sob a orientação da professora Dioneia Schauren, foram premiados por seus projetos inovadores e garantiram credenciamento para competições internacionais no México e em Porto Rico, na República Dominicana.
O evento, que reuniu 3.463 estudantes, mais de 1.300 professores de 122 municípios de 24 estados brasileiros, é uma referência nacional na promoção da criatividade e protagonismo estudantil. Além da mostra científica, a Femic segue a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), fomentando projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Elias Correia conquistou o primeiro lugar na categoria de Ciências Humanas, com um projeto voltado para a inclusão de alunos com TDAH e autismo, como ele, que é diagnosticado com TEA, em aulas de Química.
Ele desenvolveu um método alternativo para a produção de papel e palitos indicadores de pH utilizando materiais caseiros e reciclados. O projeto busca tornar as aulas práticas mais acessíveis e estimular o aprendizado dos alunos. Como reconhecimento, Elias garantiu o credenciamento para a ExpoCiência Zama, no México.
Já Fernanda Jank, premiada com o segundo lugar na categoria de Ciências Biológicas, propôs o uso de extratos vegetais como alternativa sustentável para o controle do fungo causador de antracnose em bananas.
Os testes, realizados em laboratório, demonstraram o potencial do método para substituir agroquímicos. Fernanda agora avança para a fase de testes em pós-colheita e já garantiu vaga no Fórum Internacional de Ciências, em Porto Rico. “É muito bom saber que todo o esforço que tive no decorrer do ano gerou essa possibilidade incrível. Ano que vem vou poder participar e adquirir novas experiências em uma feira fora do Brasil. Tenho certeza que vai ser uma experiência maravilhosa que terei a oportunidade de viver”, celebra.
A orientadora Dioneia Schauren, que coordena o Clube de Ciências do Jardim Porto Alegre há mais de 10 anos, comemora o resultado da dedicação dos alunos. “Este ano, enviamos três trabalhos para a Femic, e todos foram premiados. Isso é fruto da dedicação e do compromisso que nossos alunos têm com a Ciência”, destaca.
A Femic exige um extenso material de inscrição, incluindo relatórios, diários de bordo e apresentações virtuais, o que eleva o nível de competitividade. “Foi um trabalho árduo, mas muito recompensador. Ver os alunos representando nosso colégio e conquistando espaço em feiras internacionais é motivo de grande orgulho”, afirma Dioneia.
Além das conquistas na Femic, o Clube de Ciências da instituição de ensino já assegurou vaga na Mostratec 2025, maior feira de ciências da América Latina, consolidando o Colégio Estadual Jardim Porto Alegre como um polo de excelência em educação científica no Paraná.
Fonte: AEN
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou