CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Capital Economics: Questão-chave sobre lei marcial na Coreia do Sul é se há ameaça do Norte

Na visão da consultoria, para os investidores, a questão-chave é se a decisão está ligada a uma ameaça iminente da Coreia do Norte. “Assumindo que a...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A declaração de lei marcial pelo presidente da Coreia do Sul é um passo extraordinário que parece provável que desencadeie a suspensão da democracia constitucional no país ou um rápido impeachment e remoção do próprio presidente, avaliaram analistas da Capital Economics em relatório.

Na visão da consultoria, para os investidores, a questão-chave é se a decisão está ligada a uma ameaça iminente da Coreia do Norte. “Assumindo que a fronteira permaneça pacífica e diante do inevitável choque de curto prazo nos mercados financeiros, um período de instabilidade política está à frente na Coreia do Sul que prejudicará a confiança na economia”, segundo analistas da Capital Economics.

É difícil subestimar o quão surpreendente é o movimento do presidente Yoon Suk Yeol, mas o fato é que as relações entre as duas Coreias pioraram, de acordo com a consultoria. No início deste ano, alguns argumentaram que “a situação na Península Coreana é mais perigosa do que nunca” desde a guerra da Coreia. As tensões aumentaram ainda mais desde então, com a Coreia do Norte enviando tropas para a Ucrânia e destruindo importantes ligações de infraestrutura com o Sul, avaliou a consultoria.

A Capital Economics observou que, sob um estado de lei marcial, a liberdade de expressão, os direitos da imprensa, a liberdade de reunião e associação, e os poderes do sistema executivo e judicial podem ser suspensos. Mas não está claro quais medidas o presidente pretende tomar.

Em termos de consequências imediatas para os investidores, o banco central tentará estabilizar os mercados, mas, se eles forem autorizados a abrir amanhã, é provável que os ativos sul-coreanos recuem acentuadamente.

Perto das 13h34 (de Brasília), a moeda sul-coreana seguia fortemente pressionada. O dólar se valorizava a 1.421,01 wons, após tocar a máxima de 1.442,63 wons mais cedo.

Nos próximos meses, a polarização política e a incerteza resultante deixarão o consumidor nervoso e, provavelmente, reterão o investimento na Coreia, projetou a Capital Economics.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN