Falha de energia e gerador provoca tragédia avícola: 40 mil frangos mortos
A propriedade, que dependia exclusivamente do gerador para manter a ambiência no aviário, ficou desprovida de energia quando a Copel interrompeu o fornecimento e o gerador...
Publicado em
Por Fábio Wronski
Em uma tragédia para a avicultura local, mais de 40 mil frangos morreram na granja Crestani, localizada na Linha São Luís, no interior de Santa Helena, devido a uma interrupção no fornecimento de energia elétrica e uma subsequente falha no gerador de energia. O incidente ocorreu na tarde de sexta-feira (29).
A propriedade, que dependia exclusivamente do gerador para manter a ambiência no aviário, ficou desprovida de energia quando a Copel interrompeu o fornecimento e o gerador falhou em entrar em ação. As aves, com 34 dias de vida, não resistiram à súbita elevação da temperatura corporal causada pela pausa no sistema de ventilação.
O produtor, em uma tentativa desesperada de salvar as aves, tomou medidas emergenciais, como a abertura das lonas no aviário. No entanto, a rápida elevação da temperatura tornou quaisquer ações insuficientes para evitar a morte em massa das aves.
O prejuízo para a granja Crestani é estimado em centenas de milhares de reais, levando em consideração o custo de criação das aves e a perda total da produção. Este incidente destaca a vulnerabilidade do setor avícola a falhas de energia e a necessidade de sistemas de backup eficazes.
As informações são do Correio do Lago.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou