Rins e córneas de adolescente de 15 anos com morte encefálica são trazidos para Cascavel
A Guarda Municipal foi responsável pela escolta e transporte até o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, em Toledo, de onde os órgãos seguiram para seus destinos....
Publicado em
Por Diego Cavalcante
Na manhã desta quinta-feira (28), a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) – Hospital Bom Jesus realizou uma nova captação de órgãos para transplante, contando com o apoio da Guarda Municipal (GM) de Toledo na logística do transporte. Os órgãos captados — coração, fígado, rins e córneas — foram doados pela família de um paciente de 15 anos após a confirmação de morte encefálica.
A Guarda Municipal foi responsável pela escolta e transporte até o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, em Toledo, de onde os órgãos seguiram para seus destinos. A previsão de saída do transporte aéreo era às 11h00.
De acordo com o coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), Itamar Weikanko, o procedimento exige extrema agilidade, especialmente para o coração, que deve ser transplantado em até quatro horas. Nesse tipo de ação o tempo é precioso para salvar vidas, e não há espaço para erros.
O coração será levado para São Paulo-SP, enquanto o fígado, rins e córneas foram enviados a Cascavel-PR, onde serão utilizados ou redirecionados conforme a necessidade.
A operação evidenciou a importância da integração entre saúde pública e segurança, reforçando o papel da Guarda Municipal não apenas na prevenção de crimes, mas também na promoção da vida ao colaborar em ações vitais como essa.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou