CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Receita tem expectativa de que bom desempenho da arrecadação continuará no último bimestre

“Nossa equipe que acompanha esses números nos passa um sinal de tranquilidade até o final do ano. Nossa perspectiva para os últimos dois meses é que...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, Claudemir Malaquias, destacou o bom desempenho arrecadatório de tributos empresariais e disse que a expectativa do Fisco é de que o último bimestre do ano mantenha o bom desempenho de 2024.

“Nossa equipe que acompanha esses números nos passa um sinal de tranquilidade até o final do ano. Nossa perspectiva para os últimos dois meses é que se mantenha o desempenho que vem ocorrendo ao longo do ano, sem nenhum sobressalto”, disse ele.

Para este ano, Malaquias destacou o bom desempenho do IRPJ e CSLL. Ele lembrou que no início do ano houve um valor de ajuste um pouco menor do que no ano anterior, o que provocou, uma arrecadação inferior do Imposto de Renda.

“Agora, com a recuperação da atividade econômica, com os esforços e atividades da Receita Federal, nós estamos recuperando a arrecadação desses tributos. O desempenho das empresas reflete diretamente a atividade econômica como um todo. Os esforços de recuperação de créditos refletem também nesses dois tributos, que são os principais do setor produtivo. No período acumulado, o desempenho do Imposto de Renda já passou de 1%, quase 1,5% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado”, afirmou Malaquias.

Compensações tributárias

O chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal disse também que as compensações tributárias chegaram a quase R$ 30 bilhões em outubro. O valor registrado, de R$ 29,7 bilhões, é o maior para um mês em 2024.

“Neste mês, tivemos quase 30 bilhões de compensação, isso se deve ao fato de o mês de outubro ser a cabeça de trimestre. Em todos os cabeças de trimestres, nós temos o maior volume de débitos e, consequentemente, o maior volume também das compensações, mas dentro das nossas expectativas”, disse ele.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais