Feriado com transtornos: moradores de Cascavel reclamam de falta de ônibus para deslocarem ao trabalho
A legislação permite o trabalho em feriados mediante compensação, como pagamento em dobro ou folga compensatória, conforme acordos individuais ou convenções coletivas. No entanto, a decisão...
Publicado em
Por Diego Cavalcante
Nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, um novo feriado nacional no Brasil, trabalhadores de Cascavel enfrentaram dificuldades com o transporte coletivo. Apesar de muitos comerciantes terem optado por abrir os estabelecimentos normalmente, os ônibus do transporte público operaram em escala de fim de semana/feriado, deixando trabalhadores em situações complicadas.
A legislação permite o trabalho em feriados mediante compensação, como pagamento em dobro ou folga compensatória, conforme acordos individuais ou convenções coletivas. No entanto, a decisão de abrir o comércio trouxe à tona um desafio logístico: a ausência de uma frota de ônibus que atenda à demanda dos trabalhadores.
Uma internauta, em conversa com a CGN, expressou sua insatisfação:
“Bom dia! Que tal a CGN fazer uma reportagem no terminal? O povo está trabalhando e não temos ônibus. É feriado, então o comércio não deveria abrir. O povo trabalha e não tem transporte, horário de domingo! Comércio tem que ser fechado no feriado para não ter esse transtorno.”
A situação levantou debates nas redes sociais sobre a necessidade de adequação nos serviços públicos durante feriados em que o comércio decide operar. Trabalhadores criticaram a falta de planejamento e pedem soluções para evitar que episódios semelhantes se repitam.
As tabelas com os horários dos ônibus do transporte coletivo disponibilizada pela Transitar podem ser conferidas através deste link: https://www.transitarcascavel.com.br/horarios-do-transporte-coletivo/.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou