Caminho Terra do Sol 2024: a maior peregrinação do Oeste Paranaense inicia em Cascavel
O ponto de partida foi o monumento de largada do Caminho, localizado em frente ao campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e a...
Publicado em
Por Fábio Wronski
Cascavel deu início nesta manhã de quinta-feira (14) à maior peregrinação da região: o Caminho Terra do Sol 2024. A caminhada, que ocorre justamente no dia do Município de Cascavel, tem o trajeto realizado em três dias, totalizando uma média de 30 quilômetros por dia.
O ponto de partida foi o monumento de largada do Caminho, localizado em frente ao campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e a chegada será no município de Boa Vista da Aparecida.
Um dos idealizadores do projeto, Celso Bevilacqua, de 75 anos, compartilhou a alegria em participar de mais um ano da peregrinação. Ele relatou que a ideia surgiu após a realização de outras caminhadas mais longas, como o Caminho de Santiago de Compostela e o Caminho da Fé em São Paulo.
“Eu sempre falo que é uma faculdade para peregrino, peregrino que nunca fez caminhada vem, faz essa e volta empolgado para fazer outras mais longas”, destacou Bevilacqua.
Os peregrinos recebem kits de alimentação em pontos determinados, fornecidos pela AMIC PR. O trajeto inclui travessia de rio, subida de morros e pernoites em pontos de apoio, sempre com a natureza como pano de fundo.
Jovane Borges, um dos organizadores, destacou que o Caminho Terra do Sol, agora em sua 16ª edição, começou como uma iniciativa de Celso Bevilacqua, ex-presidente da AMIC. A peregrinação cresceu tanto que, neste ano, reúne 46 peregrinos de diversas cidades do Paraná e até de São Paulo.
“Então, começou, como é a nossa 16ª edição, ela começou pelo nosso idealizador Celso Bevilacqua, que foi o presidente da AMIC, ele copiou isso aí lá do caminho de Compostela, da Espanha, né, e começamos a fazer, e o objetivo principal é fazer a parte social da AMIC, né, e juntamente com os associados, com familiares, e se tornou uma coisa tão grande”, afirmou o organizador.
Borges ressaltou que a caminhada também serve como uma fonte de turismo para a cidade de Cascavel, além de fomentar a economia rural. Ele revelou que, ao final da jornada, os peregrinos serão recebidos pelo prefeito de Boa Vista com um jantar em comemoração ao evento.
“Estamos com 46 peregrinos, e vindos de outras cidades, vem pessoal de Londrina, Curitiba, cidades vizinhas, São Paulo, então se tornou uma coisa grande, e inclusive daí tá como sendo fonte de turismo, inclusive, pra cidade de Cascavel”, finalizou Jovane.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou