Pesquisa da Amep avalia satisfação dos usuários do transporte metropolitano
A coleta de dados ocorre nos 17 terminais metropolitanos, além dos terminais Barreirinha, Santa Felicidade, Campo Comprido e Boa Vista, localizados em Curitiba. Pontos estratégicos do......
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Por CGN
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação, iniciou mais uma edição da pesquisa anual de satisfação dos usuários do transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A sondagem começou nesta quarta-feira (13) e se estenderá até o dia 13 de dezembro. Ela tem como objetivo aprimorar o planejamento e a eficiência do transporte público na região, acompanhando de perto as necessidades e expectativas dos passageiros.
A coleta de dados ocorre nos 17 terminais metropolitanos, além dos terminais Barreirinha, Santa Felicidade, Campo Comprido e Boa Vista, localizados em Curitiba. Pontos estratégicos do Centro da Capital, como a Praça 19 de Dezembro e a Praça Rui Barbosa, também estão incluídos, atendendo assim uma ampla rede de usuários que utilizam o transporte coletivo para conexões diversas.
Com uma amostra de 2 mil usuários, a pesquisa segue uma metodologia semelhante à de opinião pública e explora questões como perfil demográfico, frequência de uso, satisfação com a limpeza, conforto dos veículos e direção dos motoristas.
Gilson Santos, diretor-presidente da Amep, destacou a importância dessa sondagem para a constante melhoria do sistema. “A pesquisa nos permite entender de forma direta a experiência dos usuários, suas expectativas e desafios. Esse diagnóstico é essencial para orientarmos decisões e para aprimorarmos a qualidade dos serviços prestados na RMC. Importante destacar que esse procedimento é uma ação continua da nossa gestão”, explicou.
Sob a responsabilidade da Amep, o sistema de transporte coletivo atende 24 municípios, com mais de 230 linhas e cerca de 800 veículos operando simultaneamente, transportando diariamente mais de 400 mil passageiros. A pesquisa representa uma ferramenta fundamental para ajustes e aprimoramentos no sistema. Apenas em 2024, a Amep já realizou 720 ajustes nas linhas, uma média de 2,28 alterações diárias, demonstrando um compromisso permanente com a adequação do transporte coletivo às necessidades da população.
Fonte: AEN
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