Jovem vítima de atropelamento morre no HU e mãe autoriza doação de pulmão, coração, fígado e rins
A captação de pulmão é considerada rara, pois é comum que este órgão seja lesionado em acidentes, tornando-se inadequado para transplante. O fato de que um...
Publicado em
Por Fábio Wronski
O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) será palco de um evento médico significativo na noite de hoje, sábado (09). O hospital realizará a captação de pulmão, coração, fígado e rins de um jovem vítima de atropelamento. A família da vítima, em um ato de solidariedade, autorizou o procedimento de transplante.
A captação de pulmão é considerada rara, pois é comum que este órgão seja lesionado em acidentes, tornando-se inadequado para transplante. O fato de que um pulmão está sendo captado nesta ocasião é, portanto, notável.
Para a realização do procedimento, equipes de Curitiba e Porto Alegre (RS) se juntarão aos profissionais do HUOP. As equipes estavam programadas para chegarem ao Aeroporto de Cascavel às 18h30.
Após a conclusão do processo, a Mestre Coordenadora da Comissão de Transplantes do HUOP, Gelena Castillo, e um dos médicos envolvidos no procedimento, estarão disponíveis para conceder uma entrevista em frente à recepção principal do HUOP, caso haja interesse. No entanto, não será possível acompanhar o trabalho interno.
O procedimento de captação de órgãos é uma operação complexa e delicada que exige alta precisão e habilidade. O sucesso desse procedimento pode significar uma nova chance de vida para aqueles que estão na fila de espera para um transplante de órgão.
Não foi autorizada informações para divulgação do nome do paciente e quando o acidente ocorreu.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou