Investimentos com mais risco: quando vale a pena avaliar essa possibilidade?
Pesquisas como 1 BTC to BRL são comuns hoje justamente porque as pessoas se interessam por variar suas respectivas carteiras de investimento pelas criptomoedas. Plataformas como...
Publicado em
Por Redação CGN
Uma história com a qual todos estamos acostumados é: como investir de forma sólida e rentável no mercado financeiro? Muitas vezes esse mundo pode parecer completamente estranho, e até hostil, mas com mais acessibilidade, mais gente se interessa por ingressar.
Pesquisas como 1 BTC to BRL são comuns hoje justamente porque as pessoas se interessam por variar suas respectivas carteiras de investimento pelas criptomoedas. Plataformas como a Binance facilitam o investimento nesses ativos e o acompanhamento desses investimentos. Falar em Bitcoin, porém, é apenas arranhar a superfície da questão, que se resume em: quando é interessante partir para investimentos de alto risco?
Neste artigo vamos falar sobre algumas possibilidades dentro desse gigante espectro financeiro, bem como sobre o perfil dos investidores que preferem atuar nesse setor.
É um assunto complexo e avançado em alguns aspectos, mas nem por isso menos interessante, inclusive para quem está chegando agora ao mundo dos investimentos.
O que configura um investimento de risco?
Uma boa definição de investimento de alto risco seria: um investimento no qual se prioriza o potencial ganho sobre a segurança financeira do investidor. É um investimento financeiro que é válido, porém demanda um cuidado já que há risco envolvido.
Qual é o perfil de um investidor de alto risco?
Via de regra, investidores que trabalham com opções de mais risco aparecem em duas grandes categorias, que por vezes se misturam: veteranos e arrojados.
Não é comum para um novato entrar logo de cara em investimentos pesados de day trade e opções futuras, mas isso existe, claro.
Ainda assim, o mais comum é que os negociantes desse tipo de área sejam players mais experientes, até porque em muitos casos são investimentos complexos e que requerem não apenas expertise, como bagagem na área.
A seguir vamos ver algumas opções mais comuns de investimento considerados de risco.
Criptomoedas
Falar em criptomoedas é, talvez, um pouco genérico, porque nem toda cripto apresenta características de grande risco. Claro que elas estão sujeitas a perigos de grande flutuação, mas existem stablecoins que contornam essa questão.
Enquanto investimento de risco mais alto sublinhamos o Bitcoin mesmo. A moeda tornou-se muito famosa rapidamente pelo seu potencial de ganhos mas também pela possibilidade de fazer compras e usá-la para transações.
Falando em seu potencial para investimento, muitas carteiras de investimento e investidores de peso compram bitcoin e alocam até 5% de seus investimentos na criptomoeda.
Day trade
O day trade já foi muito mais popular há alguns anos, mas ainda é um modelo de investimento muito presente no cotidiano do mercado financeiro. Trata-se de uma área 100% especulativa do mercado, já que, como o nome diz, envolve fazer diversas negociações no mesmo dia.
A principal razão da popularidade é a alta liquidez. Se conseguir obter pequenos lucros em diversos produtos e ativos ao longo de um mesmo dia de ação, o investidor pode converter seus produtos em ganhos substanciais, mas os riscos são altos, como em qualquer área especulativa das finanças.
Mercado futuro
Embora seja um tipo de investimento que assusta muita gente, o mercado futuro acontece na própria Bolsa de Valores, e é uma opção bastante comum para quem já está acostumado. Ainda assim, como parte dos investimentos altamente especulativos, ele apresenta riscos.
O mercado futuro é um pouco complexo de explicar, mas em linhas gerais funciona assim: o negociante se compromete a comprar ou vender determinada quantia de um ativo (produto, moeda, commodity, etc.) no futuro, mas com data e preço pré-definidos.
A rentabilidade da negociação se dá justamente na variação do preço do ativo subjacente (a mercadoria a ser negociada). Muita gente usa esse tipo de investimento como proteção ou ferramenta de hedge (fuga de perdas).
Vale a pena apostar em investimentos de alto risco?
Essa é uma conclusão que somente o próprio player poderá tirar. O perfil de investimento varia entre cada negociador, e vale a pena fazer uma análise de si mesmo antes de escolher uma ou várias opções de risco.
No longo prazo pode ser que esse tipo de investimento compense, mas é preciso lembrar, acima de tudo, que não existem garantias. É uma área das finanças que deve ser explorada por quem já é veterano, de preferência, e entende integralmente os riscos – porque eles existem.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou